Notícias |09.11.2016

​​Parque Estadual do Desengano faz doação de madeiras apreendidas à Escola de Marcenaria em Santa Maria Madalena

O Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou nesta segunda-feira (07/11) a doação de cerca de cem peças de madeira para a Escola de Marcenaria Otto Schuwey, em Santa Maria Madalena, no Norte Fluminense. A madeira doada é resultado de uma apreensão feita pela equipe do parque, em conjunto com policiais da 3ª Unidade de Polícia Ambiental na localidade conhecida como Bela Joana, em São Fidélis.

“Esta apreensão é resultado de uma das ações de fiscalização que estamos intensificando em todo o estado com a finalidade de combater o desmatamento ilegal”, disse o secretário estadual do ambiente, André Corrêa.

A Escola de Marcenaria Otto Schuewey é financiada pela Associação Le Tireur Fribourgeois e tem como objetivo capacitar jovens aprendizes, oferecendo, ainda, uma fonte alternativa de renda para os moradores locais. A instituição vai utilizar as peças doadas para confecção de produtos madeireiros diversos, como mesas, cadeiras, bancos, molduras, entre outros.

O responsável pelo desmatamento foi encaminhado à delegacia e vai responder legalmente pelo crime cometido. A fiscalização é uma atividade rotineira realizada em toda a área da unidade de conservação e seu entorno.

“Com esta ação, o parque atua simultaneamente em duas frentes, reprimindo os crimes ambientais e fortalecendo os vínculos sociais com a comunidade do entorno, ao transformar os bens apreendidos em renda para os moradores locais”, afirma o gestor do parque, Carlos Dário.

O Parque Estadual do Desengano está localizado no Norte Fluminense e tem uma área de aproximadamente 22.400 mil hectares. Abrange partes dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes.