Notícias |05.07.2019

Rebio Araras promove programação especial para visitantes durante mês de aniversárioAs atividades começam na próxima terça-feira com atividade de Educação Ambiental e seguem até dia 20

Em comemoração ao 42° aniversário, a Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras), administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), preparou uma programação especial para a população.

As celebrações começam, na próxima terça-feira (9/7), quando a reserva receberá alunos do Colégio Anglicano de Araras para uma visita guiada à Trilha da Água, no interior da unidade. Na ocasião, também serão realizadas palestras, oficinas e plantio de mudas nativas.

Já, no fim de semana (13 e 14/7), será realizado o Programa Vem Passarinhar RJ, que tem como objetivo inspirar e unir interessados em desfrutar da observação de aves em vida livre. No sábado, as atividades começarão às 6h, com um café da manhã aos participantes. Logo depois, às 6h30, será iniciada a passarinhada na Trilha do Caneco. No domingo (14/7), o encontro será no Posto Brazão também às 6h, com uma caminhada até o CINDACTA, no Rocio, onde será realizada a passarinhada.

Aos participantes do Vem Passarinhar será disponibilizada uma área para camping, na sede da Rebio Araras, para o pernoite entre esses dois dias. Os interessados deverão se inscrever previamente por meio do e-mail: vempassarinhar.rba@gmail.com.

O Programa Vem Pedalar RJ, no Vale das Videiras, também ocorrerá na unidade e foi remarcado para o dia 20/7. O passeio ciclístico organizado pela unidade de conservação permitirá que os participantes percorram um circuito de 23 quilômetros, com nível de dificuldade médio. Os interessados deverão se inscrever até sexta-feira (19/7), por meio do e-mail: educacaoambiental.rba@gmail.com.

Criada, em 1977, com o objetivo de preservar integralmente a biodiversidade da região, a Rebio Araras protege atualmente 3.862 hectares de Mata Atlântica, nos municípios de Petrópolis e Miguel Pereira. Nas Reservas Biológicas, são permitidas apenas visitas de cunho educacional e a realização de pesquisas científicas, mediante prévia autorização.

Serviço:

Vem Passarinhar RJ
Quando: Sábado e Domingo (13 e 14/7); às 6h.
Onde: Sábado (13/7) – O ponto de encontro será na sede da Rebio (Estrada Bernardo Coutinho n°10.351, Gleba do Horto, Jardim Araras, em Petrópolis).
Domingo (14/7) – O ponto de encontro será no Posto Brazão, na BR 040, KM 70,5, sentido Rio de Janeiro.

Vem Pedalar
Quando: Sábado (20/7), às 8h.
Onde: Centro do Vale das Videiras (Coreto), RJ-117, Km 18 – Araras, Petrópolis – RJ.