Notícias |01.02.2019

Resultado da análise da água das praias de Arraial do CaboA análise leva em consideração a quantidade de bactérias de origem fecal em cada 100 ml de água, com base na resolução CONAMA 274/2000

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que a análise de balneabilidade das amostras de água da última terça-feira (29/01) mostrou que as praias do Forno e Prainha já estavam próprias para o banho, naquela data, e somente o canto direito da Praia dos Anjos apresentou condições impróprias.

A análise leva em consideração a quantidade de bactérias de origem fecal em cada 100 ml de água, com base na resolução CONAMA 274/2000.

Os técnicos do Inea constataram, em vistoria, que na Prainha, após as chuvas intensas da última sexta-feira (25), houve extravasamento da lagoa próxima, causando o rompimento da tubulação de drenagem, o que trouxe parte da água esverdeada para o mar.

Na Praia do Forno, houve o escoamento superficial da água da chuva, carreando terra, detritos e vegetação para o mar, dando origem à mancha escura na água.

Já na Praia dos Anjos, ocorreu a abertura do canal de drenagem para escoamento das águas pluviais, a fim de evitar alagamentos na cidade. A análise da água desta praia apresentou indícios de contaminação por esgoto doméstico.

O Inea notificou, preventivamente, a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Superintendência regional do órgão, na quarta-feira (30/1), pedindo esclarecimentos sobre o caso. O prazo de resposta é de 15 dias. Na próxima semana, será feita nova análise de balneabilidade das praias.