Definição da Região Hidrográfica
A RH I compreende os municípios de Paraty e Angra dos Reis em suas totalidades e parcialmente o município de Mangaratiba. As principais bacias hidrográficas são: bacias contribuintes à baía de Paraty, bacia do rio Mambucaba, bacias contribuintes à enseada de Bracuí, bacia do Bracuí, bacias contribuintes à bacia da Ribeira, bacias da Ilha Grande e bacia do rio Conceição de Jacareí. A definição das regiões hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro foi estabelecida pela Resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos n. 107 de 22 de maio de 2013.
 


Situação de Planejamento
O Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande encontra-se em fase de elaboração. O Plano deverá utilizar como importante subsídio as informações produzidas no Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro (ZEEC) da RH I, em desenvolvimento. As atualizações sobre o Plano também podem ser encontradas no site do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande. 

 

Situação da Região Hidrográfica
A Baía da Ilha Grande é a baía mais conservada do Estado do Rio de Janeiro. As outras duas, a Baía de Guanabara e a de Sepetiba, encontram-se em avançado estado de degradação ambiental. Por este motivo, a manutenção das condições ambientais e a recuperação de pontos degradados tornam-se fundamentais para a região. Nesse sentido, o Plano de Bacia Hidrográfica e o Plano de Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro da Baía de Ilha Grande desempenham importante iniciativa para ordenar em curto, médio e longo prazos o desenvolvimento na região.