Pular para o conteúdo Pular para o menu principal
Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro está dividido para fins de gestão em nove Regiões Hidrográficas (Resolução CERHI-RJ nº 107 de 22 de maio de 2013), cada qual com o seu comitê de bacia, e o Inea, em conjunto com os comitês e o Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERHI-RJ, vem trabalhando intensamente em prol do planejamento dos usos dos recursos hídricos para todas as Regiões Hidrográficas.

A Região Hidrográfica I (Baía da Ilha Grande) está tendo o seu Plano de Recursos Hídricos em fase de elaboração, plano este que será pioneiro no Estado ao assumir o viés de integração da gestão de recursos hídricos com a gestão costeira.

A Região Hidrográfica II (Guandu) está em processo de atualização do seu plano.

As Regiões Hidrográficas V (Baía de Guanabara) e VI (Lagos São João) já iniciaram internamente seus processos de discussão para a elaboração de termos de referência para a atualização dos seus planos.

As Regiões Hidrográficas compreendidas na Bacia do rio Paraíba do Sul (RH III - Médio Paraíba, RH IV - Piabanha, RH VII - Rio Dois Rios e RH IX - Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana) adotaram como seus planos os cadernos de ações elaborados durante a revisão do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Paraíba do Sul. No entanto, terão um novo planejamento de recursos hídricos desenvolvido no escopo da revisão deste Plano, iniciada em 2012. Seguindo o modelo instituído pela Agência Nacional de Águas (ANA), desenvolve-se o plano para toda a bacia (Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do rio Paraíba do Sul – SP, MG e RJ), apreendendo as diferenças das sub-bacias afluentes e exprimindo as suas diversidades, e elaborando programas específicos para cada unidade estadual (Planos de Ações de Recursos Hídricos de cada sub-bacia afluente).

A Região Hidrográfica VIII (Macaé e das Ostras) teve o conteúdo do seu novo Plano de Recursos Hídricos aprovado em dezembro de 2013. É o primeiro que se tem notícia a ser financiado pelo setor usuário da bacia, e elaborado em estreita parceria entre o Inea, o comitê de bacia e a sociedade local.

Não conheço a minha regional
Faça o download do arquivo KML para visualizar sua região no Google Earth.
a (xml, 0Kb)

Google Earth é um software de proriedade do Google(R).

Baixar Google Earth