Empreendimento Trio de Ouro




O empreendimento localizado no município de São João de Meriti foi criado com o objetivo de reassentar 960 famílias que ocupam as margens do rio Sarapuí onde estão sendo realizadas obras de controle de inundações e de preservação ambiental. As comunidades São Marcos, Baiana e Pasteur são as principais beneficiadas pelo projeto que está em fase de conclusão para entrega das unidades. Essa obra foi conduzida inicialmente pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab), ainda no ano de 2007. Em 2010, o Inea assumiu o contrato do PAC-Habitação, passando a ser o novo interveniente executor.

O conjunto habitacional foi incluído no Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, cujo projeto inicial foi alterado a fim de incluir melhorias construtivas. Sendo constituído de quatro condomínios, quatro campos de futebol, quatro Centros Comunitários, quatro playgrounds, duas creches e um posto de saúde.

No processo de realocação das famílias para o empreendimento estão previstas atividades que visam à participação e controle social da população, garantido a discussão, acompanhamento e monitoramento das intervenções. Também serão realizadas atividades educativas que instrumentalizem os moradores das comunidades no âmbito da adoção de novas práticas ambientais, patrimoniais e sanitárias. 

A equipe técnica de trabalho social do Inea realizará capacitações para geração de trabalho e renda, facilitando o desenvolvimento das habilidades e potencialidades das famílias, no âmbito das questões relativas ao mercado.

Além disso, durante a formação de condomínio, o trabalho social promoverá ações de mobilização e comunicação, campanhas educativas, ações comunitárias e formação de comitê comunitário.

Até o momento, já foram negociadas 295 realocações na Rua São Marcos, 312 na Rua Baiana e 40 na Rua Paster, somando um total de 647 famílias que ocuparão os imóveis do Trio de Ouro.