Acidentes Ambientais

Diagnóstico dos Acidentes Ambientais no Estado do Rio de Janeiro (1983-2016): enfoque no transporte rodoviário de produtos perigosos

A publicação faz um levantamento dos acidentes com produtos perigosos em rodovias do Estado do Rio de Janeiro. A partir desses dados, são apresentados um diagnóstico e um plano de ação propondo respostas rápidas e conjuntas para acidentes com cargas perigosas. A intenção é promover a ação integrada entre Estado, municípios e demais atores em ocorrências envolvendo o transporte de produtos capazes de impactar o meio ambiente.

Livro 3,95 Mb

Águas do Rio

Águas do Rio - Cuidando das Nossas Águas

Cuidar das águas do Estado do Rio de Janeiro para que toda a população possa ter esse recurso disponível em quantidade e qualidade. Esse é o principal objetivo do Águas do Rio. Executado pelo Inea e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o projeto busca ampliar a regularização dos usuários de recursos hídricos e aprimorar essa base de dados, a fim de tornar a gestão da água mais confiável. Para atingir esses objetivos, o Águas do Rio criou uma cartilha, um Guia Rápido e um boletim com orientações e informações sobre o assunto.

Cartilha 1,2 Mb

Guia Rápido 1,05 Mb

Boletim nº 1 1,45 Mb

 

Gases Estufa

Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Estado do Rio de Janeiro - 2015 (Resumo Técnico)

A publicação de um inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) é considerada estratégica para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, pois permite ao poder público estadual conhecer o perfil das emissões em território fluminense e, a partir daí, atualizar seus planos de ação para o combate às mudanças climáticas.

Inventário 1,65 Mb 

Ineana 5

Ineana 5

A quinta edição da Revista Ineana reúne artigos baseados em casos estudados durante o curso "Aperfeiçoamento e Pesquisa em Recuperação Ambiental", uma parceria entre a Universidade do Ambiente e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O primeiro trabalho trata do Projeto Olho no Verde, que utiliza imagens de satélite na fiscalização e no combate ao desmatamento em todo o Estado. Os outros dois artigos abordam o licenciamento ambiental dos aterros sanitários de Berford Roxo e Seropédica.

Revista 30 Mb

PMMA Arraial 

Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica - Região Lagos São João e Rio das Ostras

Fundamentais ao desenvolvimento sustentável, os Planos da Mata Atlântica são ferramentas valiosas para ajudar os municípios do Estado do Rio de Janeiro a atuarem proativamente na defesa, conservação e recuperação desse bioma, que, segundo estimativas, atualmente ocupa 17% do território fluminense. A segunda série da publicação é dedicada aos municípios da Região dos Lagos.

Araruama  37 Mb
Armação dos Búzios  37 Mb
Arraial do Cabo  39 Mb
Cabo Frio  35 Mb
Casimiro de Abreu  36 Mb
Iguaba Grande  30 Mb
Rio Bonito  44 Mb
Rio das Ostras  40 Mb
São Pedro da Aldeia  31 Mb
Silva Jardim  39 Mb

PMMA Aperibé 

Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica - Região Noroeste Fluminense

Fundamentais ao desenvolvimento sustentável, os Planos da Mata Atlântica são ferramentas valiosas para ajudar os municípios do Estado do Rio de Janeiro a atuarem proativamente na defesa, conservação e recuperação desse bioma, que, segundo estimativas, atualmente ocupa 17% do território fluminense. Na primeira série da publicação, foram contemplados 14 municípios do Noroeste do Estado.

Aperibé  39 Mb
Bom Jesus do Itabapoana  42 Mb
Cambuci  56 Mb
Cardoso Moreira  38 Mb
Italva  50 Mb
Itaocara  45 Mb
Itaperuna  59 Mb
Miracema  39 Mb
Natividade  23 Mb
Porciúncula  70 Mb
Santo Antônio de Pádua  21 Mb
São José de Ubá  51 Mb
São Fidélis  35 Mb
Varre-Sai  35 Mb

Flora e Cauã

 

Flora e Cauã por um Mundo Sustentável

Neste livro de colorir, os irmãos Flora e Cauã dão dicas do que as crianças podem fazer para ajudar a preservar a natureza e a salvar o planeta. Além de muitos desenhos para pintar, o folheto traz várias atividades para a criançada aprender brincando.

Folheto 12,7 Mb

 

Cartilha Balneabilidade

 

A Praia que Você frequenta está Própria para Banho?

Para que todos saibam responder a essa pergunta, o Inea preparou esta publicação. Além de mostrar como é feita a avaliação da qualidade de 201 praias do Estado do Rio de Janeiro, a cartilha explica o que determina se as condições de uma praia são próprias ou impróprias para banho e onde o cidadão pode encontrar estas informações. Ao final, você ainda encontra dicas de como cuidar e manter limpas suas praias favoritas.

Cartilha 915 Kb

Base Legal 3

Base Legal para a Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro (3ª ed.)

A mais recente edição do compêndio lançado pelo Instituto Estadual do Ambiente reúne as leis, decretos e resoluções (federais e estaduais) que entraram em vigor, entre 1997 e 2016, com vistas à gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro.

Livro 4 Mb

 

Ineana 4

Ineana 4 - Ar

Esta edição da Revista Ineana traz três artigos. Os textos, além de evidenciarem a importância dos programas federais (PROCONVE) e de parcerias como a do INEA/DETRAN-RJ, demonstram os avanços na gestão da qualidade do ar – sobretudo na Região Metropolitana do Rio, bastante impactada pelo tráfego de veículos e pela concentração de indústrias – e apontam caminhos para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas à área.

Revista 5,6 Mb

 

Por que as florestas

Por que as Florestas do Brasil são devastadas?

Este livreto se propõe a discutir o desmatamento no Brasil. Nele, o engenheiro-agrônomo Alceo Magnani, com quase 70 anos dedicados ao meio ambiente, questiona as desculpas usadas para justificar a desvastação de nossas matas e dá sua opinião sobre os ciclos econômicos nacionais. A obra também debate o cumprimento da legislação ambiental brasileira e, bem ao estilo provocador do autor, lança a pergunta: qual o futuro de nossas florestas?

Livreto 172 Mb

Inventário do Ar

Inventário de Emissões de Fontes Veiculares - Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Ao reunir dados e análises sobre as emissões de origem veicular na Região Metropolitana do Rio – bastante impactada pela circulação de veículos –, esta publicação atualiza os dados do primeiro levantamento sobre o tema, lançado em 2004, e aprofunda o conhecimento a respeito dos poluentes de fontes veiculares, oferecendo subsídios para a criação de políticas, iniciativas e ferramentas capazes de melhorar a gestão da qualidade do ar em todo o Estado.

Inventário 6 Mb

Livro CPRJ

 

Centro de Primatologia do Rio de Janeiro

Instalado numa área de Mata Atlântica, o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), administrado pelo Inea, foi a primeira instituição voltada à preservação do patrimônio primatológico brasileiro. Bilíngue e ricamente ilustrado, o livro sobre o CPRJ contempla a história, a infraestrutura e os programas para a preservação de primatas e de restauração florestal implementados no local.

Livro CPRJ 705 Mb 

Ineana 3

Ineana 3 - Água

Água é o tema desta edição da revista Ineana. A publicação reúne três artigos: o primeiro apresenta um panorama da disponibilidade hídrica no Estado do Rio de Janeiro, o segundo trata da recente crise hídrica e das medidas adotadas para fazer frente à pior estiagem dos últimos 85 anos e o terceiro aborda o histórico acordo com São Paulo, Minas Gerais e a União para a gestão compartilhada das águas da Bacia Paraíba do Sul.

Revista 33 Mb

  

Gestão Ambiental

  
  
  

 

Série Gestão Ambiental

Coleção de cartilhas voltada à melhoria das práticas ambientais no Estado do Rio de Janeiro. Os cadernos da série abordam temas relacionados ao licenciamento ambiental e reúnem informações sobre questões fundamentais à proteção, conservação e recuperação do meio ambiente.

 

 

Números recentes:

10 - Conselhos Municipais de Meio Ambiente 945 Kb

9 - Aquicultura continental no Estado do Rio de Janeiro 815 Kb

8 - Oficinas mecânicas e lava a jato (2ª ed.) 642 Kb

7 - Postos de serviços (2ª ed.) 777 Kb

6 - Galvanoplastia (2ª ed.) 626 Kb

5 - Iniciativas socioambientais 1,13 Mb

1 - Descentralização do licenciamento (2ª ed.) 405 Kb

 

Números antigos (em atualização):

4 - Fiscalização ambiental 610 Kb

3 - Outorga de uso dos recursos hídricos 3,65 Mb

2 - Faixa Marginal de Proteção 1,54 Mb

 

Voltar ao topo da página

 

Vamos Cuidar do Lugar onde Vivemos

 

Vamos Cuidar do Lugar onde Vivemos?

Cartilha de apoio ao Projeto de Recuperação do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá. Dirigida à população do entorno, sobretudo aos estudantes da rede pública de ensino, mostra os problemas que mais afetam as lagoas da região, seus impactos sobre o meio ambiente e o que os moradores podem fazer para melhorar sua qualidade de vida e garantir a durabilidade das obras de revitalização.  

Cartilha 1,8 Mb

 

É Hora de Mudar os Hábitos

 

É Hora de Mudar os Hábitos

Folder que promove o uso consciente da água e apresenta à população dicas de como economizar este recurso dentro de casa.

Folder 850 Kb

 

 

 

Sua Água é Legal

 

Sua Água é Legal?

Folheto com orientações à população sobre como legalizar sua ligação de água. Parte da Campanha de Regularização de Uso dos Recursos Hídricos, promovida pelo Inea e suas superintendências, o material é destinado a quem capta água de fontes alternativas (rios, córregos, nascentes, reservatórios, lagos e poços).

Cartilha 800 Kb

Voltar ao topo da página

 

Abrace essas Dez

 

 Abrace essas Dez!

Defenda todas as espécies ameaçadas de extinção. Este é o apelo que a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) faz por meio desta cartilha, que tem como um dos seus objetivos divulgar as dez espécies de animais mais ameaçadas do Estado do Rio de Janeiro. Para sensibilizar a sociedade sobre os riscos que a fauna fluminense corre e envolver a população em iniciativas de proteção e conservação, a publicação também reúne as fotos vencedoras de um concurso público sobre a paisagem natural do nosso Estado.

Cartilha 12 Mb

 

Combate ao Tráfico

 

Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres

Banner contra o comércio ilegal de animais silvestres. Além de apresentar a lei que trata do tráfico de animais capturados na natureza, reúne informações gerais sobre o assunto.

Importante: Este material é de propriedade intelectual do Inea. Autorizada sua impressão, desde que não haja alteração. A distribuição deve ser gratuita. Há espaço reservado para colocação de logomarca de apoio ou patrocínio.

Banner 5,3 Mb

Voltar ao topo da página

 

ZEEC RH-I 

 

 Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro - Baía da Ilha Grande (RH-I)

Além de explicar que o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) é um instrumento de gerenciamento que visa ordenar o uso e a ocupação das faixas terrestre e marinha do Estado do Rio de Janeiro, este folder apresenta as etapas do zoneamento em curso na Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande e as iniciativas de participação popular relacionadas ao processo.

Folder 1,7Mb

 

 


 

Boletim Águas & Território

 

Boletim Águas & Território

Informativo da Diretoria de Gestão das Águas e do Território (Digat) com os principais programas, projetos, avanços e desafios relacionados. 

Nº 1 - Conselho Estadual de Recursos Hídricos 2Mb

Nº 2 - Comitês de Bacia Hidrográfica 15Mb

Nº 3 - Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro do Estado do Rio de Janeiro 4Mb

Nº 4 - Educação Ambiental 4Mb

Nº 5 - Agenda 21 1,5Mb

N° 6 - Projeto BIG 8,87Mb

Nº 7 - Descentralização do Licenciamento Ambiental 2,45Mb

Nº 8 - Mananciais e Pagamento por Serviços Ambientais 6,85Mb

Nº 9- Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos 1,8Mb

Nº 10 - Redução de Risco de Desastres Associados a Inundações 2,8Mb

Voltar ao topo da página


 

Educação Ambiental

 

Educação Ambiental - Conceitos e Práticas na Gestão Ambiental Pública

Guia que faz uma breve contextualização histórica da Educação Ambiental e diferencia seus aspectos conservadores e transformadores, passando, então, a questões teórico-metodológicas relacionadas à sua prática. Além de mostrar um pouco da complexidade que envolve a Educação Ambiental, a publicação incentiva práticas mais participativas e socialmente justas.

Guia 5,4Mb


 

 

Hortos Florestais

 

Hortos Florestais

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) administra cinco hortos dedicados à produção de mudas de reflorestamento. Neste folder, é possível saber mais sobre cada unidade e quais mudas de espécies nativas da Mata Atlântica são mais produzidas.

 Folder 2,25Mb

 

 

 

Voltar ao topo da página 

 

Banco de Sementes

  
  
  

 

Banco de Sementes

O que faz um banco de sementes? Como ele funciona? Além de respostas para estas perguntas, este folder explica como são utilizadas as sementes produzidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Folder 2Mb

 

Plano de Manejo APAs

 

Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo - APAs

Esta publicação visa guiar a elaboração e avaliação do Plano de Manejo de modo claro, objetivo e coerente com a legislação. Alguns dos resultados esperados são a elaboração de Planos de Manejo de acordo com a realidade de cada Área de Proteção Ambiental (APA) e o fortalecimento da participação social em todo o processo de elaboração do documento e em sua implementação.

Livro 510Kb

Voltar ao topo da página
 

Ineana 2

 

 Ineana 2

Revista técnica, de difusão e debate das questões ambientais de caráter multidisciplinar, com artigos produzidos pelo corpo técnico do Inea que abordam o trabalho de preservação e conservação do meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro.

Revista 2,42Mb


 

Base Legal das Águas 

 

Base Legal para a Gestão das Águas do Estado do Rio de Janeiro (2ª ed.)

Edição revista e ampliada do compêndio lançado pelo Instituto Estadual do Ambiente com leis e decretos (federais e estaduais) para a gestão de recursos hídricos do Estado do Rio de Janeiro.

Livro 3Mb
 

Voltar ao topo da página 

  
 

Guia P.E. Pedra Branca

 

Guia de Trilhas - Parque Estadual da Pedra Branca

Segundo de uma série de guias bilíngues (português/inglês) direcionados a montanhistas, ecoturistas e moradores da cidade do Rio de Janeiro. Esta edição, repleta de mapas, fotos coloridas e informações, cobre 23 trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca, permitindo aos interessados escolher com segurança o seu roteiro dentre várias opções de trilhas de baixa e média dificuldade.

Guia 34,3Mb
 

 

Projeto Iguaçu

 

Projeto Iguaçu - Resumo Técnico

A obra trata do Projeto Iguaçu, uma das maiores e mais inovadoras iniciativas para a recuperação ambiental e o controle das inundações que atingem a Baixada Fluminense. Além de reunir num único volume o estudo e os resumos dos relatórios técnicos que permitiram o desenvolvimento do projeto, o livro apresenta as estratégias para o uso planejado e sustentável do solo que, a longo prazo, permitirão um maior controle das cheias na região.

Livro 447Mb

Voltar ao topo da página
 

 

Coletânea Guandu

 

Bacia Hidrográfica dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim - Experiências para a Gestão dos Recursos Hídricos

Em comemoração aos dez anos de atuação do Comitê Guandu, esta publicação reúne artigos que aprofundam questões fundamentais para a gestão integrada dos recursos hídricos, a partir de estudos e ações desenvolvidas nas bacias hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim.

Livro 7,4Mb
 

 

Ambiente Rio

 

 Ambiente do Rio

Revista bilíngue (português/inglês) que aborda as principais ações da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente no que tange aos três eixos da Rio+20: economia verde, redução da pobreza e governança ambiental.

Revista 26,8Mb

Voltar ao topo da página
 

 

Ineana 1

 

Ineana 1

Revista técnica, de difusão e debate das questões ambientais de caráter multidisciplinar, com artigos produzidos pelo corpo técnico do Inea que abordam o trabalho de preservação e conservação do meio ambiente do Estado do Rio de Janeiro.

Revista 4,42Mb
 

 

 

Eco Montanhas

 

 

Eco Montanhas 2012 - 1° Encontro Científico sobre Uso e Conservação de Montanhas

Publicação on-line que reúne os resumos das palestras e dos painéis apresentados durante o 1º Encontro Científico sobre Uso e Conservação de Montanhas, organizado pela Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) e pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), e coorganizado pelo Inea e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Livro 1,58Mb

Voltar ao topo da página
 

 

A Caminho de Casa

 

Mico-leão-da-cara-dourada - A Caminho de Casa

A cartilha apresenta as características do mico-leão-de-cara-dourada (seu hábitat natural, o fato de ele ser uma espécie invasora no Estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, comprometer a sobrevivência do nativo mico-leão-dourado) e explica o processo de translocação – transferência de indivíduos de uma espécie entre áreas distintas – do Estado do Rio para uma floresta preservada e protegida no sul da Bahia.

Cartilha 2,39Mb
 

 

O Estado do Ambiente

 

O Estado do Ambiente - Indicadores do Rio de Janeiro 2010

Reunindo uma base de dados ambientais e análises-sínteses das dez regiões hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, esta publicação serve de instrumento de apoio a decições públicas que visem solucionar questões sociais, políticas e ambientais.

Livro 44,4Mb         Errata         Shapes    

  Voltar ao topo da página 
 

 

Combate ao Tráfico

 

Campanha de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres

Folheto contra o comércio ilegal de animais silvestres. Além de apresentar a lei que trata do tráfico de animais capturados na natureza, reúne informações gerais sobre o assunto.

Importante: Este material é de propriedade intelectual do Inea. Autorizada sua impressão, desde que não haja alteração. A distribuição deve ser gratuita. Há espaço reservado para colocação de logomarca de apoio ou patrocínio.

Folder 2,37Mb
 

 

Guia do P.E. Desengano

 

Guia de Trilhas - Parque Estadual do Desengano

Bilíngue (português/inglês), apresenta as melhores rotas para o turísmo ecológico no Parque Estadual do Desengano, reunindo informações sobre a fauna, flora, clima e geografia de um dos principais patrimônios naturais do Brasil, composto por rios, cachoeiras e trilhas em uma área intocada de Mata Atlântica.

Guia 94,7Mb

 

Voltar ao topo da página
 

 

Inea 2 Anos

 

Inea 2 Anos

Publicação bienal, bilíngue (português/inglês), que, além de traçar o perfil do Instituto Estadual do Ambiente, suas diretorias, áreas de atauação, principais projetos e ações, faz um registro da criação do Inea como parte essencial da política ambiental do Estado do Rio de Janeiro.

Revista 114Mb

 


 

 

Plano de Manejo

 

Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Manejo - Parques, reservas e estações

Apresenta, de modo claro e objetivo, a metodologia empregada na elaboração de Planos de Manejo de parques, reservas biológicas e estações ecológicas administradas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Livro 5,86Mb

 

Voltar ao topo da página
 

 

Reg. Fundiária em UCs

 

Regularização Fundiária em Unidades de Conservação

Segundo livro da série, reúne artigos sobre trabalhos e projetos realizados em unidades de conservação nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Livro 102Mb

 

Voltar ao topo da página

 

1 - Base cartográfica 6,47Mb

2 - Fases de Emancipação 6Mb

3 - Geologia 17,3Mb

4 - Geomorfologia 66,5 Mb

5 - Precipitação 8,24 Mb

6 - Temperatura 8,50Mb

7 - Défict Hídrico 102Mb

8 - Execedente Hídrico 57,5Mb

9 - Evapotranspiração 114Mb

10 - Bioclimático 733Kb

11 - Vegetação Potencial 13Mb

12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 - Indicadores 3,06Mb

19 - Potencial Econômico 4,35Mb

20 - Perfil Econômico

22 - Grandes Empreendimentos e Potencial Poluidor 49,8Kb

23 - Dispobibilidade Hídrica 0,98Mb

24 - Vazão Outorga 0,98Mb

25 - Outorga industrial 41,2Kb

26 - Outorga Abastecimento 26,9Kb

27 - Tipologia Tratamento 3,78Mb

28 - Destino Consórcio 5,47Mb

29 - Desenvolvimento da Gestão Ambiental

30 - Uso e Cobertura

31 - Unidades de Conservação

33 - Áreas Protegidas

34,35,36 e 37 - Conectividade Ecológica

38 - Ameaça às Fitofisionomias

39 - Fragilidade

40 - Suscetibilidade a Incêndios

41 - Estações de Monitoramento

42 - IQ Água

43 - Balneabilidade

44,45,46,47,48,49,50,51,52,53 - IQ Ar

54 - Educação Ambiental

55 - Conservação

56 - Restauração

57 - Rio+Limpo

58 - Rio+Limpo -Saneamento

59 - Rio Rural

60 - Programa de Saneamento Ambiental