1. Para fazer o credenciamento nos órgãos municipais, nas superintendências regionais, ou mesmo na Gerência de Atendimento, agende sua visita.
  2. Comparecer à visita no horário marcado, munido dos documentos necessários.
  3. A documentação, exceto a documentação técnica, deve ser entregue em meio impresso e em meio digital (cópia fiel da documentação em papel, textos em arquivo .pdf, imagens em arquivo .pdf ou .jpeg e plantas em arquivo .dwg).   Cada documento, independente do nº de páginas, deve ser digitalizado em um único arquivo .pdf.  Logo, um arquivo .pdf não pode conter mais de um documento. Exemplo: o contrato cosial deve ser um arquivo "Contrato Social.pdf"; o CPF deve ser outro arquivo, "CPF.pdf"; e assim sucessivamente.  A documentação técnica deve ser entregue exclusivamente em meio digital.
  4. A documentação é conferida pelo atendente do Inea, que emite uma Guia de Recolhimento (GR) com base no número de parâmetros a serem credenciados, para pagamento do custo de análise do requerimento. A GR pode ser paga na Tesouraria do Inea ou em qualquer agência do banco autorizado.
  5. Os documentos dão origem a um processo administrativo, cujo número deve ser informado, pelo interessado, sempre que consultar o site, a Central de Atendimento ou as Superintendências Regionais, sobre o andamento da análise do seu requerimento de credenciamento.
  6. O processo somente será autuado mediante a entrega da documentação completa.
  7. Em seguida, serão feitas as etapas de Vistoria e Controle da Qualidade Analítica, conforme NOP-INEA-03 - Credenciamento de Laboratórios.
  8. Na etapa de Controle da Qualidade Analítica os resultados dos ensaios devem ser apresentados nos formulários Resultados dos Ensaios Físico-Químicos, Resultados dos Ensaios Bacteriológicos e Resultados dos Ensaios Biológicos e enviados à Gelab, no prazo de trinta dias a partir da data de recebimento das amostras pelo laboratório.