Para renovação do Certificado de Credenciamento de Laboratório (CCL) o laboratório deve agendar uma visita à Gerência de Atendimento ou comparecer à Superintendência Regional, correspondente ao município onde o mesmo está localizado, e apresentar novo formulário Cadastro de Laboratório.

Os custos, procedimentos, prazos e critérios para a renovação são idênticos aos do credenciamento.

A renovação do CCL deverá ser requerida com antecedência mínima de sessenta dias da expiração de seu prazo de validade, que fica automaticamente prorrogado até que seja expedido novo CCL, desde que o requerente não tenha dado causa a atrasos no procedimento de renovação.

Durante o processo de renovação, o Inea poderá suspender o credenciamento de um ou mais ensaios, caso verifique na vistoria não conformidades que possam comprometer a validade do(s) resultado(s) do(s) ensaio(s). O laboratório receberá uma Notificação sobre a suspensão.

O laboratório que descumprir o prazo para renovação terá seu credenciamento suspenso até a expedição de um novo CCL.

O Inea pode dispensar laboratórios da etapa de vistoria, considerando o RV anterior e a vigência de acreditação para os ensaios especificados, fornecida pelo Inmetro ou por outro organismo signatário do mesmo acordo de cooperação mútua do qual o Inmetro faça parte.