O Inea possui sólida infraestrutura de laboratórios na cidade do Rio de Janeiro, em área construída de 4.000 m² num terreno de 10.000 m², localizado à Av. Salvador Allende, 5500, Recreio dos Bandeirantes.

A Gerência de Análises Laboratoriais (Gelab) é formada por cinco laboratórios que realizam cerca de 80 mil ensaios por ano, entre análises físicas, químicas, biológicas, microbiológicas, ecotoxicológicas e parasitológicas em amostras de água, efluentes líquidos, resíduos, sedimento, solo e material biológico.

Os laboratórios da Gelab são equipados com instrumentos analíticos de última geração, para atender principalmente à demanda do monitoramento ambiental dos principais corpos d'água do Estado do Rio de Janeiro, ao monitoramento industrial e aos acidentes ambientais. A Gelab realiza, também, análises para particulares por meio de emissão de guias de recolhimento, e atende aos pedidos de análise por ofícios para escolas, órgãos do Governo do Estado e do Ministério Público.


Para solicitar sua análise em qualquer laboratório credenciado pelo Inea, certifique-se de que ele está apto a analisar o parâmetro desejado e confira se o Certificado de Credenciamento de Laboratório – CCL está dentro da validade. 
 

   

GELAB1

GELAB2