O Ministério do Meio Ambiente lança hoje o Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários 2013 – ano base 2012.
A elaboração deste inventário contou com a participação da Engenheira Química Luciana Mª Baptista Ventura Chefe do Serviço de Controle de Veículos da Gerência da Qualidade do Ar do INEA.
O 1° Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, lançado em 2011, estimou as emissões nacionais de poluentes atmosféricos e de gases de efeito estufa no segmento do transporte de cargas e passageiros.
Esta segunda versão do Inventário buscou atualizar e trazer melhorias nos dados utilizados para os cálculos de emissões, ampliando o escopo da ferramenta e incorporando dados oriundos de pesquisas recentes. Trouxe dados oficiais dos poluentes regulamentados pelo PROCONVE, entre os anos de 1980 a 2012, os quais são: monóxido de carbono (CO), óxido de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos não metano (NMHC), aldeídos (RCHO), material particulado (MP). Além dos gases de efeito estufa, os quais são: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). Adicionalmente, foram inventariadas as emissões de material particulado por desgaste de pneus, freios e pista. Entretanto, apesar dos avanços, continua a apontar desafios que persistem desde a edição anterior.
O INEA deu um passo à frente publicando em 2013 a Resolução INEA n° 67, que dispõe sobre a metodologia para elaboração de inventários de emissão atmosférica por veículos automotores em escala regional para aplicação no Estado do Rio de Janeiro. Esta já se encontra em prática nas condicionantes de licenças ambientais e também na atualização do inventário de emissões de veículos automotores na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Estes inventários de emissões de poluentes atmosféricos são instrumentos estratégicos de gestão ambiental, que estimam de forma especifica as emissões de uma determinada área geográfica em um dado período de tempo. O que permite, dependendo de sua escala ou resolução, orientar a adoção de medidas de intervenção e elaborar programas de controle da poluição do ar.

 

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/06/inventario-aponta-que-brasil-diminuiu-emissao-de-poluentes-de-carros.html

http://www.mma.gov.br/informma/item/10195-ve%C3%ADculos-automotores-emitem-menos-poluentes