Institucional

21/02/2017

Guarda parques do Posto Avançado do Serviço de Guarda Parques (Segpar) participaram, neste sábado (19/02), do evento “Arte, Ambiente e Proteção Animal”, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e realizado no Espaço Encontro das Águas, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio.

Durante o evento, os guarda parques puderam expor os materiais usados em combate a incêndios florestais e primeiros socorros, além de palestras sobre as funções do corpo de guarda parques, como a promoção e proteção do patrimônio biológico, campanhas de salvaguarda e espécies ameaçadas e ações de conscientização acerca da conservação do meio ambiente.

“O evento é importante para a população conhecer mais sobre os Guarda Parques, mostrando suas atividades com objetivo de passar uma mensagem de conscientização e respeito com as nossas Unidades de Conservação. O Serviço de Guarda Parques é um desafio por ser uma atividade diferente que tem função de preservar e defender o ser humano e a biodiversidade”, declarou o chefe do Segpar, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Paes.

Os guarda parques são profissionais capacitados para atuar diretamente nas unidades de conservação de proteção integral estaduais e suas respectivas zonas de amortecimento. Têm como atribuições, além de receber e orientar visitantes, prevenir e combater incêndios florestais, fiscalizar desmatamentos e outras infrações ambientais, realizar ações de busca e salvamento, apoiar atividades de educação e interpretação ambiental, de pesquisa científica e, ainda, desempenhar ações de caráter socioambiental junto às comunidades do entorno das UC’s.