Institucional

14/03/2017

Neste fim de semana (11 e 12/3), aproximadamente 40 pessoas participaram do programa Vem Passarinhar, que foi realizado na Área de Proteção Ambiental Estadual (APA) da Bacia do Rio Macacu, em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio. O evento contou com a presença dos condutores de visitantes, que estão sendo capacitados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

As atividades iniciaram logo cedo, às 7h da manhã. Mais de 12 espécies de pássaros foram observadas através das lentes fotográficas dos participantes durante o trajeto de observação, feito na Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), situada da APA, que é administrada pelo Inea.

Dentre os percursos, os participantes puderam “capturar” os pássaros com as lentes de suas câmeras em trilhas dos alagados (trilha amarela e trilha marrom), bem próximas ao Centro de Visitantes. O abrigo de “Amanda” e as torres de observação foram utilizadas para que os observadores fotografassem as aves.

Os resultados alcançados pelas atividades de observação de pássaros nas unidades de conservação demonstram a importância da participação da população na geração de conhecimento, conservação e preservação da avifauna brasileira. A iniciativa é reconhecida como essencial para a gestão das unidades de conservação estaduais.

O Vem Passarinhar teve início em 2015. Apesar do curto período de criação, já apresenta resultados expressivos em favor da conservação e do papel educador que a atividade de observação de aves pode oferecer.

A APA da Bacia de Macacu abrange 19.508 hectares em partes dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí e Guapimirim.