Institucional

30/10/2018

O Parque Estadual do Desengano, situado no Norte Fluminense e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ganhou uma Estação Meteorológica que contribuirá na prevenção a incêndios florestais. Doado ao órgão ambiental estadual pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o equipamento, instalado na sede da unidade de conservação, no município de Santa Maria Madalena, será foi na última sexta-feira (26/10).

A Estação Meteorológica mede sete parâmetros diferentes que são temperatura, umidade, direção do vento, velocidade do vento, irradiação solar, pluviometria e pressão atmosférica. O equipamento, que já se encontra em pleno funcionamento e cujos dados já podem ser acessados pelo site do Inmet,  permitirá às equipes do parque planejar, com antecedência, suas ações para prevenir incêndios florestais:

“Se a estação registrar baixa umidade e alta temperatura, essas informações servirão de alerta e assim poderemos nos mobilizar com previsibilidade e antecedência”, destacou o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário.

O equipamento está conectado a todas as demais estações existentes no Brasil, permitindo não apenas a geração de dados como a obtenção de dados das demais estações.