Institucional

24/09/2018

O Parque Estadual da Serra da Concórdia, situado no Médio Paraíba Fluminense e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveu, nesta sexta-feira (21/9), várias atividades para seus visitantes em comemoração ao Dia da Árvore. A programação segue neste sábado (22/9) e será realizada na sede da unidade de conservação, na Avenida Barão de Santa Mônica, número 700, em Valença. O objetivo é conscientizar a população local sobre a importância da preservação das árvores.

Neste sábado, a partir das 14h, haverá palestras com temáticas ambientais e o lançamento da campanha Ver de Novo Verde, uma roda de conversa onde profissionais de diversas áreas do ambiente estarão presentes para falarem sobre plantio e monitoramento das mudas plantadas em 2014, na trilha do Gavião, além da exposição de banners com temas ambientais. O evento é gratuito e, para participar, basta chegar ao local no horário marcado.

Nesta sexta-feira (21/9), foi realizada uma exposição de equipamentos utilizados pelos guarda-parques na prevenção a incêndios florestais, e distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

“Esses eventos promovem uma educação ambiental, incentivando o reflorestamento, a defesa do meio ambiente, da nossa fauna e da nossa flora”, afirmou o gestor do Parque Estadual da Serra da Concórdia, Thiago Mancebo.

O Parque Estadual da Serra da Concórdia foi criado em 2002 e ampliado em 2016. Atualmente, o Parque abrange uma área de 5.952,11 hectares, parcialmente nos municípios de Valença e de Barra do Piraí, no Médio Paraíba Fluminense.