Institucional

24/09/2018

A Superintendência Regional do Piabanha do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras) promoveram, nesta sexta-feira (21/9), o Projeto “Árvore é Vida”. A atividade, alusiva ao Dia da Árvore, tem como objetivo estimular a percepção sobre a importância da preservação do meio ambiente, através de ações práticas de educação ambiental para crianças.

Profissionais da Rebio Araras visitaram a Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, em Petrópolis, e promoveram palestras sobre as unidades de conservação, prevenção a incêndios florestais. Os estudantes também participaram de um plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no jardim da unidade de ensino.

“Atividades como essas que foram realizadas hoje em comemoração ao dia da árvore são muito importantes para aumentar a consciência ambiental dos nossos jovens para a importância de preservarmos o meio ambiente, afinal, esta é uma responsabilidade de todos nós”, acrescentou a chefe da Rebio Araras, Isabela Bernardes.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro, às vésperas do início da primavera. Sua finalidade é a conscientização a respeito de sua preservação. Em cada região do país, há uma árvore símbolo diferente. Castanheira, Carnaúba, Ipê Amarelo, Pau-Brasil e Araucária são as árvores símbolos das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, respectivamente.

Com 3.862 hectares, a Rebio Araras abrange parte do município de Petrópolis, com uma pequena porção de Miguel Pereira. Um dos objetivos de sua criação é a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica presentes no chamado Corredor da Serra do Mar, no âmbito do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense.

Nas Reservas Biológicas são permitidas apenas visitas de cunho educacional e para a realização de pesquisas científicas, mediante prévia autorização.