Institucional

05/10/2018

Uma turma de 23 estudantes da Escola Municipal Moreira Brandão ganhou, no último dia 29, o certificado de formação de Guarda-Parques Mirins do Parque Estadual do Desengano, situado no Norte Fluminense e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O projeto Guarda-Parque Mirim, tocado pela Gerência de Guarda-Parques do Inea, tem por objetivo sensibilizar sobre a importância da preservação da natureza, através de ações de educação ambiental, crianças e jovens das comunidades situadas no entorno dessa unidade de conservação.

A escola se localiza no limite imediato do Parque Estadual do Desengano, numa zona rural carente de recursos. Os alunos dessa instituição de ensino receberam, com entusiasmo, as equipes do parque responsáveis pelas aulas teóricas e práticas, que abrangeram os temas animais peçonhentos, observação de aves, segurança nas trilhas, identificação e comportamentos durante os incêndios florestais, primeiros socorros e práticas corretas nas unidades de conservação.

Iniciativas como esta podem despertar futuros talentos. Além disso, cria o sentimento de pertencimento do parque, gerando o natural movimento de quem ama, cuida.

O Parque Estadual do Desengano é a unidade de conservação estadual mais antiga do Rio de Janeiro, tem 22.400 hectares de extensão e abrange partes dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos, no Norte Fluminense.