Notícias |16.11.2016

Animal marinho aparece na Praia de Cabo Frio e recebe auxílio de equipe do Inea

A Praia do Forte, no município de Cabo Frio, na Região dos Lagos, recebeu, nesta terça-feira (15/11) um visitante inusitado: um animal marinho, de espécie ainda não identificada, apareceu na praia, para a alegria das pessoas que resolveram aproveitar o feriado na orla, apesar do tempo fechado.

Mas, segundo os banhistas, como o animal parecia cansado, a equipe de guarda parques da Unidade de Conservação Estadual da Costa do Sol, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi acionada pela Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio para auxílio em um possível resgate desse animal. Os servidores do Inea, com apoio dos guardas municipais de Cabo Frio e o Corpo de Bombeiros fizeram um cordão de isolamento para proteger o “visitante “ que, depois de um tempo na areia da praia, retornou sozinho para o mar.

“Muito importante a atuação dos guarda parques que atenderam este pedido com presteza e dedicação ”, disse o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa.

“As dificuldades foram conter a multidão e ao mesmo tempo saciar a sede de curiosidade e preocupação. O procedimento que adotamos que foi isolar o animal foi importante para mantê-lo seguro. Deu tudo certo e o animal voltou para omar”, ressaltou o guarda-parque Leonardo Sandre. Segundo ele, o animal andou por cerca de 150 metros na areia.

Segundo especialistas, possivelmente o animal esteja na região por conta da frente fria que veio do extremo sul da Argentina.