Notícias |10.06.2019

APA Macaé de Cima recebeu Programa Vem Pedalar, em Nova FriburgoPasseio ciclístico encerrou as atividades da Semana do Meio Ambiente na unidade de conservação

Cerca de 30 pessoas participaram do Programa Vem Pedalar, realizado, no domingo (9/6), na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Macaé de Cima, localizada na Região Serrana do Rio. O programa encerrou as atividades oferecidas pela unidade de conservação para comemorar a Semana do Meio Ambiente, em Nova Friburgo, e contou com a participação de 140 visitantes, durante todo o dia.

O Programa Vem Pedalar tem por objetivo incentivar visitantes de todas as idades a conhecerem os atrativos das unidades de conservação em um passeio ciclístico. Neste domingo, os participantes puderam optar entre dois trajetos: o circuito Santa Margarida I, com 12 km de extensão; e o circuito Santa Margarida II, com 19 km, ambos com grau de dificuldade leve e moderado.

A APA também ofereceu aos visitantes uma exposição sobre educação ambiental, composta por produtos agrícolas, e uma oficina de apresentação de equipamentos de combate a incêndio florestal. As atividades foram gratuitas e realizadas na Praça Eugênio Gustavo Brust, em Lumiar, em Nova Friburgo.

“Receber o programa foi o coroamento grandioso de nossa Semana do Meio Ambiente. Os atletas e o público puderam conhecer os atrativos naturais da APA Macaé de Cima, participar de uma roda de conversa sobre agroecologia e conhecer um pouco do trabalho realizado pelo Inea na prevenção e combate a incêndios florestais. Foi uma grande oportunidade de dar transparência às nossas ações e estreitar os laços com a comunidade” ressaltou o gestor da APA Macaé de Cima, Ricardo Voivodic

Criada em 2011, a APA de Macaé de Cima possui 35.037 hectares de extensão e abrange os munícipios de Nova Friburgo e de Casemiro de Abreu.

Fotos: Flávia Rosella

Em destaque