Áreas Contaminadas

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tornou disponível a primeira edição do Cadastro de Áreas Contaminadas e Reabilitadas identificadas no Estado, em 2013, que apresenta as principais características de cada área, divididas entre atividades industrial, aterro de resíduos, viação (empresas de transporte de passageiros) e postos de combustíveis.

É possível acessar a quarta edição do cadastro no portal GeoInea, uma versão georreferenciada que possibilita a integração com outros dados ambientais, assim como o download do mapa.

A resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 420/2009 recomenda aos órgãos competentes tornar públicas em seus portais informações sobre as áreas cadastradas, classificadas de acordo com a etapa do Gerenciamento de Áreas Contaminadas: Área Contaminada sob Investigação (AI), Área Contaminada sob Intervenção (ACI), Áreas em Processo de Monitoramento para reabilitação (AMR) e Área Reabilitada para Uso Declarado (AR).

O cadastro foi desenvolvido pelo Inea, com a participação dos técnicos do Serviço de Avaliação de Áreas Contaminadas; da Gerência de Licenciamento de Risco e Áreas Contaminadas; da Diretoria de Licenciamento Ambiental.

Conheça as Áreas Contaminadas e Reabilitadas: