Laboratórios

O INEA possui laboratórios próprios capazes de realizar ensaios microbiológicos, físicoquímicos, ecotoxicológicos, biológicos, orgânicos e de metais em matrizes ambientais (água doce, água salgada, efluentes, solo, sedimento), e que atendem aos Planos de Monitoramento Sistemáticos de Qualidade do INEA. Atende ainda a pedidos do Ministério Público e outros órgãos, fiscalização e emergências ambientais.

Desde a criação do INEA, passos decisivos foram dados para a modernização das atividades de coleta e análise de amostras ambientais que envolveram não apenas investimentos em novos e modernos equipamentos, mas também a obtenção junto ao CGCRE/Inmetro da Acreditação de Qualidade da Gerência de Análises Laboratoriais (GELAB) e das atividades de Amostragem, de acordo com os requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.

Em 2016, o INEA foi submetido à auditoria externa pelo INMETRO, recebendo assim o selo de Acreditação. Destaca-se ainda que atualmente, o INEA faz parte da RBLE (Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios), que representa o selo de qualidade de execução de ensaios de forma a garantir uma maior confiabilidade, exatidão, precisão e rastreabilidade dos resultados dos ensaios realizados, elevando a imagem do órgão a nível internacional.

Missão

Garantir a qualidade e a confiabilidade nos ensaios analíticos em matrizes ambientais, para atender ao sistema estadual de meio ambiente.

Política da Qualidade

“Promover a melhoria contínua da qualidade dos serviços de ensaios em matrizes ambientais, por meio da adoção de métodos analíticos reconhecidos internacionalmente, da competência e qualificação permanente de seu quadro técnico, para assegurar a satisfação de seus clientes”

 

Credenciamento de Laboratórios

O Sistema de Credenciamento de Laboratórios, criado pela Deliberação CECA nº. 707, de 12/09/1985 e atualmente regido pela NOP-INEA-003-REVISÃO 02, se aplica aos laboratórios públicos ou privados que atuam na área ambiental, realizando ensaios em água, ar, efluentes, solos e sedimentos, em atendimento ao PROCON Água, à produção e distribuição de água para consumo humano e às demais legislações ambientais no Estado do Rio de Janeiro.

O Credenciamento de Laboratórios em etapas:

Para pesquisar um pouco mais sobre os laboratórios credenciados pelo Inea, clique aqui.