Sistemas de abastecimento público de águaImunana - Laranjal

O Sistema Imunana-Laranjal abastece uma população de 1,5 milhão de habitantes nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí e, ainda, na Ilha de Paquetá (no município do Rio de Janeiro). Sua vazão é de 5.500 l/s.

Sistema Imunana – Laranjal

A captação deste sistema é feita no Canal de Imunana, localizado no município de Guapimirim e formado pelos rios Macacu e Guapiaçu (Região Hidrográfica da Baía de Guanabara – RH V). Esse sistema é operado pela Cedae, que realiza o tratamento da água na ETA Laranjal, a partir da qual são abastecidos os municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Niterói, este último por meio da concessionária Águas de Niterói. Vale ressaltar que esse sistema é responsável, ainda, pelo abastecimento da Ilha de Paquetá, pertencente ao município do Rio de Janeiro.

No leito do Canal de Imunana, existe uma barragem submersa como controle de nível mínimo e um sistema de comportas e desarenadores, necessários ao direcionamento do fluxo do canal de adução e ao controle das vazões captadas e remanescentes. O sistema de elevatória de água bruta contém cinco conjuntos de bombas, que, através de adutoras, conduzem a água até a ETA Laranjal. A ETA tem capacidade de projeto de 7 m³/s e sua produção flui por gravidade para o reservatório de água tratada que alimenta as estações elevatórias.

A partir do reservatório de água tratada, tem início o subsistema de recalque, constituído de tubulações de sucção, conjuntos eletromecânicos dispostos em duas elevatórias em paralelo, barrilete, adutora de recalque, sistema de proteção e até um reservatório de carga (em Amendoeira).

O Subsistema Adutor de Água Tratada compõe-se de malha hidráulica constituída por adutoras e subadutoras que aduzem a água até os pontos de chegada nos reservatórios setoriais de distribuição (situados em Niterói e São Gonçalo).

Uma avaliação realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro identificou a construção de uma barragem e de um reservatório no Rio Guapiaçu como única alternativa viável em curto prazo para aumentar a capacidade do Sistema Imunana-Laranjal. Essa alternativa tem como vantagens a proximidade do centro consumidor, a disponibilidade hídrica do manancial e a possibilidade de adução por gravidade.