Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos

– O que é?

É um instrumento da Política Estadual de Recursos Hídricos que ultrapassa os preceitos de um sistema de informações hidrológicas ou de interesse somente setorial, e que tem o papel de atender aos fundamentos, objetivos e diretrizes desta Política. Deve ser um instrumento de coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos e fatores intervenientes da gestão das águas.

– Histórico

O Sistema Estadual de Informações de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro começou a ser estruturado ainda na antiga SERLA e teve sua primeira etapa concluída em 2007 já no Inea. No entanto houve a necessidade de readequações devido as evoluções tecnológicas.

Em 2018 foram retomadas as tratativas para concepção de um novo Sistema Estadual de Informações de Recursos Hídricos. O primeiro módulo de Outorga está em desenvolvimento, e concentrará em uma base única os dados referentes aos usuários de água do Estado do Rio de Janeiro.

Os módulos de Monitoramento quali-quantitativo e Análises hidrológicas têm previsão de serem desenvolvidos e implantados até 2020 utilizando recursos do Progestão.