Notícias |11.05.2022

Atrativos das unidades de conservação estaduais são destaques no Rio nas MontanhasA 35ª edição da Abertura da Temporada de Montanhismo acontecerá no fim de maio e contará com a participação do Inea

Para celebrar o início da melhor época para a prática do montanhismo, nos dias 21 e 22/5, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participará da 35ª edição da Abertura da Temporada de Montanhismo, agora chamada de Rio nas Montanhas, com tenda personalizada para apresentar os atrativos das unidades de conservação ideais para adeptos e simpatizantes do esporte.

O evento organizado pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) ocorrerá, na Urca, na capital fluminense, e vai contar com palestras, workshops, exposição de fotos, gincana, atividades externas, equipamentos e muro de escalada, tudo aberto ao público.

As unidades de conservação estaduais são espaços de excelência do montanhismo, com locais apropriados para a atividade em meio a importantes áreas de Mata Atlântica. Para o presidente do Inea, Philipe Campello, por meio da preservação dessas áreas, esta e as futuras gerações poderão desfrutar diversos tipos de experiências ligadas ao ecoturismo.

“Por lei, o montanhismo é patrimônio imaterial do estado do Rio de Janeiro e nós, do Inea, devemos valorizar essas atividades que contribuem para a aproximação da população e dos os parques, bem como para impulsionar o turismo sustentável e de aventura no interior”, explica Campello.

Técnicos e guatda-parques do Parque Estadual da Serra da Tiririca, da Pedra Branca, dos Três Picos, do Desengano, do Cunhambebe, da Ilha Grande e da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, entre outras unidades de conservação estaduais, estarão no espaço do Inea para expor seus atrativos, tirar dúvidas sobre as regras de uso público e informar sobre a prática do esporte nas áreas protegidas.

Inscrições no site: www.rionasmontanhas.com.br