Auditoria Ambiental

As Auditorias Ambientais são processos sistemáticos de verificação, documentado e independente, nas modalidades Auditoria Ambiental de Controle e Auditoria Ambiental de Acompanhamento, executado no âmbito do processo de licenciamento ambiental para obter evidências e avaliá-las objetivamente, quanto a atividade licenciada. Os resultados dessas auditorias são consolidados no Relatório de Auditoria Ambiental, documento destinado ao órgão ambiental e elaborado pela equipe de auditoria.

A Auditoria Ambiental de Controle é realizada normalmente a cada requerimento ou renovação de licença ambiental, para verificação detalhada do desempenho ambiental da organização em operação, com base em conformidade legal e em suas políticas e práticas de controle.

A Auditoria Ambiental de Acompanhamento é realizada a cada ano, com ênfase no acompanhamento do Plano de Ação da última auditoria ambiental, complementando-o com novas medidas advindas de eventuais exigências do órgão ambiental, alterações significativas nos aspectos e impactos ambientais e mudanças em processo, entre outros.

O procedimento da Auditoria Ambiental foi regulamentado pela DZ-056.R-3 – Diretriz para realização de Auditoria Ambiental, aprovada pela Resolução Conema nº 021/2010.

 

Auditoria Ambiental 2019

 

Em destaque