BANPAR

O Banco Público de Áreas para Restauração – BANPAR é o cadastro voluntário de áreas disponíveis para restauração florestal no Estado do Rio de Janeiro, instituído pela Resolução INEA Nº 140/2016.

A finalidade do BANPAR é facilitar a aproximação entre os proprietários rurais que possuem áreas a serem restauradas e os empreendedores que buscam essas áreas para cumprir compromissos ambientais de restauração florestal.

O registro é de graça e pode ser feito pela internet pelos proprietários, posseiros ou gestores de áreas públicas.

Vantagens do cadastro no BANPAR

A partir das informações cadastradas, o INEA facilitará o contato entre proprietários e empresas ou pessoas físicas interessadas em investir em reflorestamento, seja como compensação ambiental, compensação voluntária para emissões de gases de efeito estufa ou mesmo como ação voluntária de responsabilidade social. Dessa forma, espera-se que aumentem os investimentos em restauração florestal com ganhos ambientais e sociais para o Estado.

Como cadastrar área no BANPAR?

A inscrição no cadastro é gratuita, devendo ser realizada pelo proprietário, posseiro de imóveis privados ou gestor de áreas públicas, e não representa qualquer compromisso formal ou obrigação quanto ao custo de uma futura restauração florestal na área cadastrada, além de não eximir o proprietário de terra das suas obrigações legais. Poderão ser cadastradas áreas públicas e privadas.

Se você possui áreas disponíveis para restauração, preencha o formulário a seguir:

  • Cadastro de Propriedade:
  • Cadastro de Área Pública:

IMPORTANTE: Sobre a área cadastrada, não podem existir obrigações administrativas ou judiciais determinantes de sua recuperação.

Como requerer área no BANPAR?

A inscrição no cadastro é gratuita, devendo ser realizada por empreendedores que necessitam de área para a implantação de projeto de restauração florestal seja como compensação ambiental, compensação voluntária para emissões de gases de efeito estufa ou mesmo como ação voluntária de responsabilidade socioambiental.

Se você busca áreas disponíveis para restauração, preencha o formulário a seguir:

  • Cadastro de Empreendedor:

Quer saber mais?

No dia 20 de julho de 2016 o INEA publicou a Resolução INEA Nº 140/2016 onde ficou instituído, no estado do Rio de Janeiro, o Banco Público de Áreas para Restauração – BANPAR. Para saber mais e fazer o download da Resolução clique aqui.