Área de Proteção Ambiental da Serra de Sapiatiba

Vista panorâmica da Serra de Sapiatiba. Foto: Sergio Soares.

Criação: Decreto Estadual nº 15.136, de 20 de julho de 1990.

Objetivos:

Assegurar a proteção do ambiente natural, das paisagens de grande beleza cênica, do ecossistema local, onde se abrigam espécies biológicas já raras e ameaçadas de extinção na região.

Área: 5.955,23 hectares.

Localização: Protege remanescentes florestais da Serra de Sapiatiba, parte de planície e da lagoa de Araruama, no município de São Pedro da Aldeia.

Abrangência: Esta unidade de conservação está sobreposta em parte ao Parque Estadual da Costa do Sol, sendo sua gestão compartilhada com o referido Parque e com a Área de Proteção Ambiental Estadual de Massambaba. Municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.

Região Hidrográfica: RH VI Lagos São João.

Informações úteis

Endereço: Rodovia RJ-102, Km 9,5 – Praia Seca, Araruama – CEP: 28970-972.

Horário de funcionamento (administrativo): Segunda a sexta, de 9 às 17h.

Telefone: (22) 2661-2720/ (22)2661-4880

Endereço eletrônico: apasapiatiba@gmail.com

Gestão Participativa nas unidades de conservação estaduais

O Programa de Fortalecimento de Conselhos promove a criação e a renovação dos conselhos gestores das unidades de conservação administradas pelo Inea. As ações previstas no programa, como a realização de diagnósticos rápidos participativos (DRP) e reuniões periódicas, vêm sendo desenvolvidas com bastante empenho objetivando o fortalecimento da gestão participativa em 28 conselhos de unidades de conservação, sejam elas de proteção integral ou de uso sustentável.

Para a formação dos conselhos gestores são utilizadas metodologias participativas adequadas ao perfil de cada conselho, dentre elas os DRPs. Os representantes das instituições manifestam seu interesse em participar dos conselhos por meio do documento denominado carta de intenção.

Tais conselhos reúnem órgãos públicos, instituições de pesquisa, sociedade civil e mesmo empresas privadas, interessados na adequada implantação e gestão das unidades de conservação. São espaços de diálogo, consultivos ou deliberativos, compostos por diferentes atores sociais e o órgão ambiental estadual. Além da legitimação dos conselhos por meio da publicação de suas respectivas portarias, o programa também atua na capacitação dos conselheiros por meio da realização de oficinas, elaboração de vídeos e cadernos temáticos. Após dois anos, a contar da posse dos conselhos, é iniciado o processo de renovação do mesmo.

Conselho consultivo: Em renovação.

Clique aqui para baixar o edital de cadastramento para Conselho Consultivo da APASES

As instituições interessadas em participar do conselho consultivo da APASES devem enviar os documentos listados no edital até 05/08/2022. Para mais informações: apasapiatiba@gmail.com, conselhos.ucs.inea@gmail.com

Plano de Manejo

O que é o Plano de Manejo?

O Plano de Manejo é um documento elaborado a partir de diversos estudos (do meio físico, biológico e social), que estabelece as normas, as restrições para o uso, as ações a serem desenvolvidas no manejo dos recursos naturais da UC e seu entorno, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais. O zoneamento da UC, as medidas para promover a sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas e as regras para visitação também devem constar nesse documento.

O Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra de Sapiatiba foi instituído pela Deliberação CECA nº 4.512, de 01 de outubro de 2004 e aprovado pelo Decreto Estadual nº 41.730, de 05 de março de 2009.

Pesquisa científica na Área de Proteção Ambiental da Serra de Sapiatiba

Para realizar pesquisas no APASES faça o cadastro no Núcleo de Pesquisa.

Para informações sobre o cadastro e pesquisas realizadas na unidade de conservação, acesse os links abaixo: