Sobre os hortos

Sementes e Mudas Florestais

A produção de mudas nos hortos florestais estaduais é dirigida a projetos de recuperação de áreas degradadas por meio de reflorestamento, enriquecimento e restauração florestal, sendo de fundamental importância quando se pensa no processo de recuperação da Mata Atlântica Fluminense.

Os hortos florestais vinculados ao INEA buscam a reprodução de espécies nativas endêmicas, ameaçadas de extinção e climácicas, utilizando sementes com origem garantida, prezando pela boa qualidade genética e fisiológica do material propagado. Para a obtenção de mudas sadias e vigorosas, a produção é composta por um conjunto de operações realizadas em viveiros, incluindo o manejo integrado de pragas, irrigação, adubação e outras atividades que garantem o seu desenvolvimento pleno e a resistência no campo. Os hortos florestais estaduais não somente produzem mudas como também se constituem em bancos genéticos ex situ e são espaços com grande potencial para diversas atividades, como a produção técnico-científica e educacional, sendo alternativa de visitação pública para as populações locais.

Atualmente estão em pleno funcionamento três hortos localizados na Região Serrana e um na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Além dessas unidades, mantém-se a produção de mudas no viveiro da recém-criada Floresta Estadual (FLOE) José Zago, localizada no município de Trajano de Moraes.

As mudas produzidas atendem prioritariamente aos programas e projetos institucionais, em especial aqueles que contemplam a recuperação de áreas em unidades de conservação. Podem também ser destinadas aos projetos particulares de recomposição florestal ou doações aos órgãos públicos e/ou organizações sociais ou ambientais sem fins lucrativos. Além disso, está prevista a doação de mudas a detentores de pequenos imóveis rurais que aderiram ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), no âmbito do CAR, até 31 de dezembro de 2020.

Os hortos funcionam, ainda, como áreas de pesquisa e lazer. Além de realizarem estudos sobre o manejo de mudas, abrigam trilhas abertas à visitação pública.

Doação de Mudas

As instituições interessadas em obter mudas através de doações devem encaminhar à Gerência de Serviço Florestal do INEA um documento oficial informando quantidade e espécies requeridas, além do objetivo da solicitação. Em seguida, a solicitação pode ser encaminhada pelo e-mail gesef.inea@gmail.com ou protocolada junto à Gerência de Atendimento (GA) do INEA. No caso de compra, os interessados devem se dirigir diretamente às unidades de produção.

A doação de mudas é realizada por meio de procedimentos específicos, de acordo com a Resolução N° 135/2016. Para saber mais e fazer o download da Resolução clique aqui.

Resolução INEA Nº 135/2016 – ANEXOS: