Notícias |24.10.2017

Biólogos e Guarda-parques do INEA participam de mutirão para devolver filhote de baleia ao marO domingo foi de união e esforços para salvar o cetáceo

Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, da Capitania dos Portos, Guardas Marítimos da prefeitura de Arraial do Cabo, biológos e veterinários da Marinha trabalharam durante mais de 20 horas neste fim de semana para desencalhar um filhote de baleia Jubarte na praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos.

O grupo de trabalho que atuou no resgate foi criado há dois meses depois que, pelos menos três baleias foram localizadas no litoral do estado. “Após a criação deste grupo de trabalho esse tipo de ação passou a ser mais eficiente. Desta vez, assim que tomamos ciência do fato, definimos um plano de ação para que pudéssemos agir com mais prontidão e eficiência no atendimento e assim aumentar as chances de sobrevivência do filhote”, declarou o presidente do Inea, Marcus Lima.

O mamífero tinha aproximadamente cinco toneladas e mais de oito metros de comprimento e encalhou no local às 19h de sábado (21/10). Pelo menos 30 pessoas participaram da operação, que contou com o auxílio de uma retroescavadeira, responsável por cavar um buraco na areia para que a baleia continuasse a ser hidratada pela água do mar e tentar abrir um caminho de saída para a água. Uma moto bomba, que puxa água do mar, também foi utilizada. O filhote foi monitorado e medicado durante todo o tempo.

A bióloga Vânia Cristina Alonso Cardoso, do Serviço de Operações em Emergências Ambientais (Sopea) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), atuou na operação e falou sobre a emoção de participar deste tipo de trabalho. “Somos uma equipe movida pelo coração. Nossos esforços em salvar ou remover os animais é totalmente realizado por amor a esses lindos cetáceos”, declarou.

Este amor levou os funcionários do Inea a trabalharem durante toda a madrugada. Houve uma chance de desencalhe, que foi perdida, pois as embarcações não tinham como se aproximar da praia devido aos diversos bancos de areia e a escuridão. Mesmo assim, o trabalho não parou. Funcionários do Inea foram em busca de mais auxílio para a operação e conseguiram a colaboração de outros donos de embarcações que se engajaram para lutar pela sobrevivência do animal. O mutirão contou com o auxílio das empresas pesqueiras Gelo Forte e Magalhães Silva, além da Prumo Logística.

A baleia voltou ao mar na tarde deste domingo (22/10) após oito barcos, um jet ski e dois botes ajudarem nos trabalhos. Uma cinta foi passada no animal, que foi puxado pelas embarcações. Depois do fim do resgate, as equipes e os banhistas, que foram convocados a ajudar, comemoraram o sucesso do trabalho de devolução da baleia ao mar. O mamífero chegou a receber um apelido de todos que acompanharam a operação: Juju!

​Veja mais: conheça o serviço de Guarda-Parques do Inea​