Notícias |12.09.2019

Com recorde de inscritos, Universidade do Ambiente promove o curso Instrumentos de Controle AmbientalO objetivo é capacitar profissionais na área ambiental, na fiscalização, no licenciamento e no gerenciamento de crise

A Universidade do Ambiente, do Instituto Estadual do Ambiente, promove, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/9), o Curso Instrumentos de Controle Ambiental, no auditório da sede da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), no Centro do Rio. A atividade é ministrada pelo professor Antônio Carlos Gusmão e terá a participação de cerca de 120 pessoas. O objetivo é capacitar profissionais que atuam ou venham atuar na área ambiental, na fiscalização, no licenciamento ambiental e no gerenciamento de situações de crise.

A capacitação aborda questões como identificação de aspectos e avaliação de impactos ambientais, processos administrativos e as diferentes fases do licenciamento, além de instrumentos, identificação e controle das diferentes formas de poluição.

O professor Antônio Carlos Gusmão destacou que essa é a primeira vez em que o Inea promove um curso para o público externo.“Hoje, nós vamos iniciar o primeiro curso aberto ao público em geral, promovido pela Universidade do Ambiente. Isso faz parte das atribuições da universidade e há dois anos estamos esperando esta oportunidade para colocar o curso em prática”, destacou Gusmão, na abertura da aula.

Para o Diretor de Gente e Gestão (DIGGES) do Inea, Fernando Holanda, é importante ressaltar que o curso é uma oportunidade de aproximar o órgão de estudantes, municípios e empresas.“Esse é um projeto piloto das capacitações que serão oferecidas à população. É importante lembrar que o curso é oferecido de forma totalmente gratuita pelo Inea”, ressaltou Holanda.

O Diretor de Licenciamento Ambiental (DILAM) do Inea, Alexandre Cruz, também participou da abertura do curso e ponderou que é um momento propício para mostrar ao público externo o que está sendo feito por esta gestão.“Em oito meses, nós conseguimos dar uma cara nova para o Inea. Esse curso vem para mostrar as boas práticas adotadas e fazer com que o público comece a divulgar essas informações”, ponderou Alexandre Cruz.

Recorde de inscritos

O número de inscritos superou as expectativas. No primeiro dia, 400 pessoas fizeram suas inscrições. Para a Chefe de Serviço, Kelly Peçanha, esse é um marco histórico para a Universidade do Ambiente.“No Instagram do Inea, conseguimos mais 100 seguidores, um público de 24 mil pessoas foi atingido por meio das redes sociais. A procura ainda continuou, mesmo após o encerramento das inscrições. Pretendemos fazer ainda mais duas turmas esse ano”, adiantou Kelly Peçanha.

O estudante de Geografia, Gabriel Henrique, da Universidade Federal Fluminense (UFF), relatou que o ponto principal para a escolha do curso foi o fato de ser promovido pelo Inea, que é um órgão de referência em questões ambientais.“Acho muito importante quando um instituto abre as portas para o público externo. As pessoas passam a entender mais sobre o órgão e a sua importância para a sociedade”, ressaltou o estudante.

A Universidade do Ambiente foi criada, em 2016, com o objetivo de ser um espaço corporativo de aprendizagem, uma ferramenta de fortalecimento institucional e, ao mesmo tempo, contribuir para o Inea em sua missão de ser um órgão ambiental de referência, de protagonismo e vanguarda.

Fotos: Flávia Rosella