Notícias |12.09.2019

Começa a segunda edição do Programa Guarda-Parques Mirim na APA Estadual Alto IguaçuA iniciativa da Gerência de Guarda-Parques capacita crianças como multiplicadores de boas práticas ambientais na região onde vivem

A segunda edição do programa Guarda-Parques Mirim na APA Estadual Alto Iguaçu teve início na última terça-feira (10/9). O curso é oferecido a 15 crianças, de 11 a 14 anos, no período de duas semanas.

O Programa Guarda-Parque Mirim é uma iniciativa da Gerência de Guarda-Parques do Inea e tem por objetivo capacitar crianças de forma que possam atuar como multiplicadores de boas práticas ambientais na região onde vivem. Para isso, as crianças passam a vivenciar o cotidiano do trabalho de prevenção realizado pelos guarda-parques, conscientizando-as sobre o papel de agente transformador do espaço onde vivem.

Os alunos inscritos estão matriculados na Escola Municipal Dr. Ely Combat, da rede pública de ensino da região de Xerém, em Duque de Caxias, e são moradores do entorno imediato da APA Alto Iguaçu.

Na abertura do curso, foram lecionadas disciplinas sobre o histórico do trabalho dos guardas-parques e uma apresentação da fauna da Mata Atlântica de importância médica.

Em outubro acontecerá a terceira edição do Programa Guarda-Parques Mirim, com alunos da rede pública de ensino da região de Nova Iguaçu. As disciplinas serão lecionadas na sede da ONG Onda Verde, em Tinguá.