Notícias |03.08.2020

Como elaborar plano de manejo para RPPNs é o tema da oficina de capacitação online

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá, no próximo dia 5 de agosto, uma oficina de capacitação para elaboração de plano de manejo das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RRPNs) reconhecidas pelo Estado. O curso será realizado, às 14h, por videoconferência e, para participar, é necessário acessar o link disponível aqui.

A oficina será realizada em duas etapas: a primeira será transmitida pelo Youtube onde serão apresentadas as orientações gerais para a elaboração do plano de manejo. A segunda fase será interativa e será transmitida pela plataforma Google meet, onde os participantes poderão esclarecer dúvidas e trocar informações.

Conforme preconiza o Decreto Estadual nº 40.909/2007, que regulamenta essa categoria de unidade de conservação, toda RPPN deverá contar com plano de manejo, documento que estabelece o zoneamento, normas e programas de gestão da reserva.

Das 91 RPPNs reconhecidas pelo Inea, seis possuem plano de manejo aprovado, e dez estão em fase de análise ou em elaboração.