Concurso Público

O ingresso no quadro permanente do Inea ocorre após aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo.

As carreiras que compõem o Quadro de Pessoal do Inea e os requisitos para o desenvolvimento nas mesmas, estão dispostos na Lei Estadual nº 6.101, de 6 de dezembro de 2011. Os vencimentos já sofreram recomposições e os valores atualizados estão disponibilizados no Caderno de Remuneração – Inea.

Histórico

Desde a sua instalação em 2009, o Inea realizou três concursos, sendo os de 2007 e 2013 para provimento de cargos efetivos, e o de 2011 para provimento de vagas por tempo determinado.

Atenção

Aprovados e classificados no concurso de 2013 para o Inea, preencham aqui o formulário que tem como objetivo a atualização dos dados de candidatos que compõem o cadastro de reserva do concurso INEA 2013.

 

 

 

 

Realizado pela Cesgranrio, foram oferecidas 214 vagas, sendo 153 vagas para nível superior e 61 vagas para nível médio, nas seguintes carreiras: Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto, Auditor, Biólogo, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Minas, Engenheiro de Petróleo, Engenheiro em Segurança do Trabalho, Engenheiro Florestal, Engenheiro Hidráulico, Engenheiro Químico, Engenheiro Sanitarista, Farmacêutico, Geografo, Geólogo, Meteorologista, Químico, Secretária Executiva e Veterinário, Assistente Administrativo, Técnico em comunicação, Técnico em Desenho, Técnico em Laboratório, Técnico em Química, Técnico Florestal e Técnico Laboratorial.

Realizado pela Fundação Euclides da Cunha, foram oferecidas 220 vagas de nível médio, para o cargo de Guarda-Parque, para atuação nas unidades de conservação administradas pelo Inea.

Realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram oferecidas 86 vagas, sendo 77 vagas para nível superior e 9 vagas para nível médio, nas seguintes carreiras: Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto (urbanista), Assistente Social, Biólogo, Comunicador Social, Contador, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil – Geotécnico, Engenheiro Civil – Hidrólogo, Engenheiro Civil – Obras e Orçamentos, Engenheiro Florestal, Engenheiro Hidráulico, Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Minas, Engenheiro Químico, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro em Segurança do Trabalho, Engenheiro de Tráfego, Estatístico, Geógrafo, Geólogo, Meteorologista, Oceanógrafo, Pedagogo, Químico, Médico Veterinário, Secretário Executivo, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Técnico Administrativo, Técnico Ambiental, Técnico em Engenharia Civil, Técnico Florestal, Técnico em Hidrologia, Técnico em Química.

Homologado em 25 de agosto de 2013, este certame encerrava a sua validade em 15 de agosto de 2017. Contudo, com o ingresso do Estado do Rio de Janeiro no regime de recuperação fiscal, este prazo de validade foi sobrestado, ou seja, foi suspenso, conforme disposto na Portaria Inea Pres nº 751, de 12/12/2017.

Porém, em 04 de março de 2022, foi sancionada a Lei nº 9592, que autorizou o Poder Executivo a nomear e a empossar os aprovados e classificados do concurso público realizado em 2013 para o Inea.

Esclarecemos que ainda não há previsão para o início das convocações, que deverão ser autorizadas pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, após verificação orçamentária e adequação ao Regime de Recuperação fiscal vigente.

Enquanto isso, disponibilizamos um formulário para que os candidatos que compõem o cadastro de reserva possam atualizar seus dados informados à época do concurso.

Em breve disponibilizaremos aqui todos os atos relativos à convocação e resultados.