Notícias |27.03.2023

Dados do Inea apontam redução de 90% da poluição na Praia de BotafogoLevantamento mostra a queda de coliformes termotolerantes nos anos de 2021 e 2022

Em um levantamento realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Governo do Estado do Rio de Janeiro constatou a diminuição dos coliformes termotolerantes nas águas de Botafogo em cerca de 90% nos anos de 2021 e 2022 em relação aos anos anteriores. Para o instituto, este é um resultado direto das políticas que vêm sendo desenvolvidas e executadas no sentido de garantir segurança hídrica, saúde e lazer para a população.

De acordo com o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, a reconstituição do sistema de drenagem, a troca de troncos coletores e as intervenções realizadas pelas concessionárias nos últimos dois anos impactaram positivamente neste resultado. “Tiramos do papel o maior projeto socioambiental da América Latina, a concessão do saneamento que nos traz grandes números e impactos positivos. Já é possível vermos os resultados e ficamos otimistas em relação a um futuro com mais segurança ambiental no Rio de Janeiro”, afirma Pampolha.

Segundo as diretrizes das análises de balneabilidade do instituto, para se tornar própria para o banho uma praia precisa ter no máximo 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes a cada 100 ml em pelo menos 4 das cinco últimas coletas. Como resultado das políticas atuais do estado, a praia de Botafogo passou de cerca de 16.000 para 790 NMP a cada 100 ml em um dos pontos monitorados em 2022.

O Inea ressalta que, apesar da melhora dos níveis bacteriológicos observados em 2021 e 2022, ainda não há uma constância nos boletins que garanta a balneabilidade da praia, conforme nota técnica NT 008-2023.

O órgão ambiental realiza o monitoramento da balneabilidade em 291 pontos no estado do Rio de Janeiro. Na região metropolitana, a periodicidade de coleta de material é de duas vezes por semana. Após o envio do material para o laboratório, os dados são analisados e publicados no portal do Inea através dos boletins de balneabilidade.