Notícias |07.04.2021

Diretor do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), Alcides Pissinatti, será premiado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP)

O diretor e pesquisador do Centro de Primatologia do Estado do Rio de Janeiro (CPRJ), Alcides Pissinatti, recebe nesta sexta-feira (9/4) o prêmio “Operação Primatas”. A condecoração é conferida pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) às personalidades que se destacaram pela dedicação aos estudos e pesquisas dos primatas brasileiros.

Administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o CPRJ foi a primeira instituição nacional voltada prioritariamente à preservação do patrimônio primatológico brasileiro. Nesse espaço são criados somente primatas de espécies nativas do Brasil, com atenção especial para aquelas sob algum risco de ameaça de extinção. São mantidos em cativeiro, cerca de 340 primatas de 31 espécies (além de alguns híbridos) com a finalidade principal de reprodução e recuperação das populações nativas.

Pissinatti receberá a premiação durante a “IV Vídeojornada Operação Primatas Saguis-da-serra: invadidos e refugiados” que acontecerá das 14h às 17h30. A transmissão do evento pode ser acompanhada por meio do link iea.usp.br/aovivo

Nesta quarta edição da videjornada operação primatas, o foco estará nos saguis-da-serra (Callithrix aurita_ e Callithrix flaviceps). Na ocasião, será apresentado um panorama sobre a situação desses animais, o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-coleira que trata das estratégias para a conservação, bem como o estudo de prioridades sobre comportamento e manejo populacional desse animal.