Diretoria

Presidente

Renato Jordão Bussiere

Especialista em Gestão, Direito Contratual e Direito Imobiliário. Graduado em Direito pela PUC-RJ. Tem experiência em gestão de recursos humanos, administração, empreendedorismo e políticas públicas para habitação.

Foi presidente do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA/RJ), ocasião em que racionalizou o uso dos recursos, o que permitiu fazer convênios com várias prefeituras, interiorizando a atuação do Instituto, bem como finalizou a implantação do InfraCidades com a metodologia BIM, o que permitiu a retomada do cronograma da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS). Ainda no IEEA, iniciou o processo do concurso público, demonstrando a valorização do servidor de carreira, bem como o processo de qualificação dos atuais servidores, além de ter estabelecido uma rotina de gestão participativa em que os vários setores atuavam nas tomadas de decisões mais relevantes.

Como presidente do Inea, Renato Jordão Bussiere deve privilegiar uma gestão colegiada, sem rupturas das políticas públicas para o ambiente. Para ele, a gestão colegiada é o instrumento mais vigoroso para a sustentabilidade, cidadania inclusiva e desenvolvimento social. Também pretende dar relevância ao Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), além de realizar o acompanhamento permanente para o cumprimento do Tratado da Mata Atlântica.

Diretoria da Vice-Presidência

Diretora: Deise de Oliveira Delfino

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), Mestre e Doutora em Geociência pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009 e 2013). Servidora pública concursada do Inea, atuou na Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Gerência de Unidades de Conservação, Gerência de Visitação, Negócios e Sustentabilidade e Diretoria Adjunta), e na Superintendência de Convênios e Contratos. É representante substituta do Inea na Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (ABEMA), e representante da ABEMA na Câmara Técnica de Qualidade Ambiental do Conselho Nacional de Meio Ambiente. Licenciada em Ciências Biológicas também lecionou na Secretaria de Estado de Educação e no Município de Itaguaí.

Diretoria de Licenciamento Ambiental

Diretor: José Dias da Silva  

 

Diretor adjunto: Rodrigo Bianchini

Graduado em Engenharia Civil com ênfase em Engenharia Sanitária pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008). Servidor Público concursado oriundo do primeiro concurso do Inea, atuou na Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental (Gerente de Qualidade de Água) com experiência em monitoramento ambiental e controle de efluentes sanitários e industriais.

Diretoria de Pós-Licença e Fiscalização Ambiental

Diretor: Rodrigo Regis Lopes de Souza    

Pós-graduando em MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação, pela Fundação Getúlio Vargas- FGV (2024/2025); graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (2010); Auditor Líder Ambiental de CONAMA 306/2002, pela Ytec Tecno Ambiental (2011). Quatorze anos de experiência em gestão de resíduos sólidos, licenciamento, auditoria, licitações e contratações de empresas de prestação de serviços ambientais. Atuação à frente de empresas de renomes na área de resíduos sólidos e tratamento de efluentes, atendendo a setores públicos e privados.

Diretora adjunta: Mona Rotolo

Engenheira Sanitarista concursada do Inea em 2014. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ com mestrado em Saúde Pública e Especialização em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental pela ENSP/FIOCRUZ. Atuou na regulamentação do atual sistema de Licenciamento Ambiental e na SEAS, em 2019, com a gestão dos Resíduos Sólidos Estaduais, especialmente Logística Reversa. No DER, de 2021 a 2023 esteve como superintendente de gestão ambiental no licenciamento e acompanhamento dos instrumentos de controle ambiental das obras rodoviárias do Estado do Rio de Janeiro.

Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas

Diretora: Julia Kishida Bochner

Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Concluiu o mestrado no curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais da UFRRJ em 2010. Tem experiência em Restauração Florestal, Planejamento e Gestão de Áreas Protegidas, Fiscalização e Acompanhamento de Licenças Ambientais. Servidora pública concursada do Instituto Estadual do Ambiente Inea desde 2009. Ocupou os seguintes cargos: Gerente do Serviço Florestal; Coordenadora de Mecanismos de Proteção à Biodiversidade; Diretora Adjunta da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas; Diretora Adjunta da Diretoria de Pós Licença; Assessora Técnica da Presidência do Inea.

Diretor adjunto: Vanessa Conceição Coelho Teixeira

Bióloga, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com 22 anos de atuação no serviço público. Ingressou no Inea, em 2010, onde, atualmente, atua como diretora adjunta de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas. Já atuou como chefe substituta do Parque Estadual da Pedra Branca, chefe de Serviço de Apoio Técnico e Operacional e assessora técnica. Participou do processo de criação de unidades de conservação, elaboração de planos de manejo, implementação do planejamento estratégico, aplicação de estratégias de monitoramento e gestão das unidades de conservação estaduais e projetos para promoção da conservação da biodiversidade. Tem experiência em gestão e planejamento de áreas protegidas, gestão ambiental, educação ambiental, direito ambiental, gestão de pessoas e liderança, com ênfase em diversidade, equidade e inclusão.

Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental

Diretor: Cauê Bielschowsky

Servidor público concursado do Inea desde 2009, é graduado em Geologia (2006) e mestre em Hidrogeologia e Geologia Ambiental (2008) pela UFRJ, com experiência nas áreas de Geociências e Recursos Hídricos. Atuou em cargos estratégicos, como primeiro Coordenador de Pós-Licença, na criação da DIRPOS, Chefe de Serviço na Coordenadoria de Estudos Ambientais  e, recentemente, Diretor Adjunto de Licenciamento Ambiental (Dirlam). Ao longo de sua trajetória, executou tarefas em diversas áreas técnicas específicas do órgão, como áreas contaminadas, emergências ambientais, licenciamento em atividades industriais e não industriais, outorga de recursos hídricos, dentre outras. Na Dirlam teve papel destacado na normatização do Selca, criando regulamentações administrativas e informatizadas que trouxeram eficiência na análise e emissão das licenças ambientais.

Diretora adjunta: Milena Alves da Silva

Engenheira Agronôma (2010) e mestre em Desenvolvimento Sustentável (2013) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui experiência no monitoramento de metais pesados e micropoluentes orgânicos em reservatórios, rios, sistemas lagunares e ilhas oceânicas. Servidora pública concursada do Inea desde 2009, com atuação nas áreas de gerenciamento de projetos, licenciamento de empreendimentos sujeitos a EIA/Rima, fiscalização ambiental, conservação dos recursos naturais, produção de mudas e restauração florestal. Foi gestora do Horto Florestal de Guaratiba e ocupou cargos de chefe de serviço e assessora técnica na Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, e chefe de serviço na Diretoria de Pós-Licença e Coordenadoria de Estudos Ambientais.

Diretoria de Recuperação Ambiental

Diretor: Raul Marques Fanzeres  

 

Diretora adjunta: Vanessa Flores de Souza

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Serviços Sociais e Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes. Servidora pública concursada do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) desde 2014, atuou como chefe de Serviço de Articulação Institucional e gerente de Ações Socioambientais da extinta Coordenadoria Socioambiental (Cosam) e gerente de Projetos e Serviços Socioambientais da Diretoria de Recuperação Ambiental (Dirram).

Diretoria das Superintendências Regionais

Diretor: Ronaldo Carlos de Medeiros Júnior

 

Diretoria Executiva e de Planejamento

Diretor: José Antônio Paulo Fonseca

Graduado em Ciência da Administração pela Universidade Gama Filho, pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá. Como servidor público, tem atuado em diversas secretarias e instituições: como coordenador geral de Desenvolvimento de Comércio na Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Tecnologia; na Secretaria de Estado de Administração como subsecretário de Despesa de Pessoal, entre outras funções; na Secretaria de Estado das Cidades, como diretor geral de Administração e Finanças; foi subsecretário de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Infraestrutura; no Centro de Processamento de Dados do Rio de Janeiro (Proderj) ocupou a cadeira da Diretoria Técnica; e atuou também como secretário municipal de Administração nas prefeituras de São Gonçalo e de São João da Barra.

Diretor adjunto: Felipe Freitas dos Reis

Graduado em Química pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy. Servidor público concursado do Inea, atuou em diversas áreas do instituto: na Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, no licenciamento de empresas que atuam no controle de vetores e pragas urbanas, na Diretoria de Licenciamento Ambiental, e no Acompanhamento dos Instrumentos de Licenciamento Ambiental, da Diretoria de Pós-Licença e Fiscalização Ambiental. Atualmente, faz parte da Comissão Interna destinada a acompanhar a execução dos projetos desenvolvidos no âmbito dos Contratos de Gestão vigentes celebrados entre o Inea e as Entidades Delegatárias da Agência de Água.