Notícias |16.03.2023

Empresa é multada por despejo irregular de efluentes em operação deflagrada pelo Inea e pela Polícia CivilA operação contou com equipe especializada em coleta e análises químicas do Inea

Na última quarta-feira (15/3), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, deflagaram uma operação em Petrópolis, para apurar denúncia de poluição hídrica em uma empresa de transportes.

Após levantamento prévio, os técnicos e os agentes inspecionaram a filial de uma empresa transportadora, onde são realizadas atividades de lavagem dos caminhões e constataram lançamento de efluentes sem tratamento em um rio próximo.

A operação contou com equipe especializada em coleta e análises químicas do Inea, para produção de provas que caracterizem a atividade irregular.

“Estamos intensificando as nossas operações e vamos agir com rigor, notificando e multando quem infringir a legislação ambiental. O nosso foco é a assegurar a preservação dos nossos recursos hídricos”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.

No local foram utilizados ainda, traçantes químicos nas galerias, para identificar o lançamento de poluentes nos rios próximos, tendo sido comprovado a irregularidade no momento da operação.

A empresa foi multada, além de ter sido notificada a apresentar informações sobre as modificações realizadas na planta da empresa, com responsável técnico envolvido, para devidas autuações.

O Inea aguarda o resultado de análises químicas para devida comprovação do lançamento irregular de esgoto no rio próximo. Se comprovado, a irregularidade acarretará em novas multas, e obrigações de reparar o ilícito.