Notícias |04.10.2019

Espaço Convivência Sustentável tem programação especial no mês de outubroAlém de filmes e oficinas educativas, o ECOS promove a Virada Sustentável

A programação especial do mês das crianças no Espaço Convivência Sustentável (ECOS), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), começa neste fim de semana. Além da exposição permanente “Do lixo ao recurso”, o calendário de atividades especiais para os visitantes inclui oficinas educativas e exibição de filmes, voltados para a temática ambiental.

Neste sábado (5/10), às 14h, será exibido o filme ‘Lixo Extraordinário’ e no domingo (6/10), às 14h, o longa “Wall-E”, produzido pela Disney e Pixar. O primeiro aborda a rotina de catadores no que era o maior aterro sanitário da América Latina, o antigo aterro de Jardim Gramacho. Já o Wall-E conta a história de um robô que tenta salvar o planeta, por meio da reciclagem do lixo.

A programação inclui ainda a exibição dos filmes “A História das Coisas” (13/10), além de oficinas sobre hortas urbanas (26/10) e de compostagem (27/10), as atividades iniciarão às 14h. As vagas são limitadas e, para participar, é necessária a inscrição por e-mail (convivenciasustentavel.seas@gmail.com) ou pelo telefone (21) 2334-9619.

Virada Sustentável

Um dos destaques da programação deste mês são as atividades especiais voltadas para a Virada Sustentável 2019. No primeiro dia (18/10), acontecerá uma palestra sobre a problemática dos resíduos e a importância de buscar a redução, a reutilização e a reciclagem. Os visitantes também poderão participar do jogo sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). As atividades iniciarão às 11h.

Já no sábado (19/10), o ECOS promove oficinas de manutenção de hortas urbanas e de confecção de bonecas Abayomi. A atividade iniciará às 10h. No domingo (20/10), haverá ainda uma oficina de dança circular, modalidade que visa a integração dos participantes. Logo após, será realizada palestra ‘Da Horta’, tratando sobre a biodiversidade alimentar.

O Espaço Convivência Sustentável está aberto ao público aos sábados e domingos, das 9h às 16h, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Parque dos Patins. Durante a semana, o ECOS recebe grupos por agendamento, que pode ser realizado pelo e-mail: convivenciasustentavel.seas@gmail.com. A entrada é franca.