Notícias |08.10.2021

Família Schurmann visita UCs do Inea e se reúne com o presidente do Instituto

Em mais uma expedição pelo Brasil, a Família Schurmann esteve presente em duas unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente. O grupo visitou o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, na Região da Costa Verde.

As visitas fazem parte da expedição “Voz dos Oceanos”, liderada pela Família Schurmann, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Os integrantes da expedição participaram de um mutirão de limpeza na Praia Leste, localizada na Rebio Praia do Sul. Cerca de 200 quilos de microplásticos trazidos pelo mar foram recolhidos na ação, que reuniu membros da Voz dos Oceanos, guarda-parques do Parque Estadual da Ilha Grande e a Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande. Os resíduos recicláveis coletados foram separados e enviados para Angra dos Reis.

Os Schurmann também visitaram a cidade do Rio de Janeiro e receberam em seu veleiro os presidentes do Instituto Estadual do Ambiente, Philipe Campello e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Leonardo Soares. Lá conversaram sobre diferentes formas e medidas que fortalecem a preservação do meio ambiente.

“Ações dessa natureza são importantes para despertar a reflexão sobre como boas práticas ambientais devem fazer parte do nosso cotidiano como por exemplo, a destinação adequada dos resíduos que geramos”, ressaltou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Primeira família a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, os Schurmann iniciaram a expedição em 29 de agosto, em Camboriú, Santa Catarina, passando por Santos/SP, Ilhabela/SP, Ubatuba/SP, Paraty/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Búzios/RJ. A Voz dos Oceanos ainda visitará cinco cidades de três estados brasileiros. O objetivo é registrar, in loco, o que está acontecendo nos oceanos; navegar em busca de soluções inovadoras, e conscientizar e a engajar as pessoas ao redor do mundo para a necessidade de ações urgentes.