Notícias |24.10.2017

Festival de pesca com caiaques reúne mais de mil atletas na APA MangaratibaDurante a atividade, foram arrecadadas quase duas toneladas de alimentos não perecíveis que serão doados para instituições de caridade

A praia de Itacuruçá, situada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Mangaratiba, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi cenário, neste final de semana (21 e 22/10), do “Desafiator Kayak Fishing 2017”, maior festival de pesca com caiaques do Brasil, que contou com a participação de mais de mil atletas em uma emocionante disputa. Durante a atividade, foram arrecadados quase duas toneladas de alimentos não perecíveis que serão doados para instituições de caridade.

O Inea esteve presente durante o festival: guarda-parques e servidores do Parque Estadual Cunhambebe distribuíram mudas de espécies da Mata Atlântica e panfletos com informações sobre prevenção a incêndios florestais para os atletas. Após o torneio,o Inea promoveu um mutirão de limpeza na praia. O festival teve o apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Mangaratiba.

O festival teve por objetivo integrar os atletas, incentivar a visitação na unidade de conservação além de promover, de modo ecológico, a pesca esportiva que consiste em o atleta capturar o peixe, através do uso de isca artificial, para medir o seu tamanho e peso e, em seguida, devolvê-lo ao mar. Foram premiados os atletas nas três categorias que compõem o Desafiator que são caiaque a propulsão motora (elétrico ou a gasolina); caiaques a remo ou pedal (individual grupos) e caiaques a remo, pedal ou motor (individual sem grupo).

“Este é um festival de remo para os amantes da canoagem e da natureza que tem como premissa o pesque e solte, que é uma prática muito comum na Baía de Sepetiba. Agradecemos aos atletas que participaram do torneio pelo recorde de arrecadação de alimentos”, destacou o gestor do Parque Estadual Cunhambebe e da APA Estadual de Mangaratiba, Juliano Gobbi.

Criada pelo decreto nº 9.802 de 12/3/1987, a APA Mangaratiba possui uma área de 25.239 hectares, abrangendo parte do município de Mangaratiba, composta por montanhas e ecossistemas associados ao bioma da Mata Atlântica. Tem como objetivo assegurar a preservação da vegetação protetora dos mananciais, manguezais e costões rochosos.

Veja mais: conheça os nossos Parques estaduais​