Notícias |25.11.2015

Gelotecas volantes são nova atração do Parque Estadual do Desengano para a comunidadeLivros doados ficarão disponíveis para empréstimo em geladeiras customizadas por guarda-parque

Promover a leitura e a circulação de livros entre as pessoas de forma livre e gratuita para proporcionar conhecimento, cultura e diversão. Esta é a proposta do Parque Estadual do Desengano (PED), com sede em Santa Maria Madalena, na Região Serrana, ao lançar nesta terça-feira (24/11), o Projeto Geloteca, que transforma geladeiras em estantes de livros.

As geladeiras foram customizadas pelo guarda-parque Carlos Antônio Valente e contêm obras doadas de Carlos Drummond, Luís Fernando Veríssimo e Agatha Christie, além de enciclopédias e gibis. O projeto prevê a instalação de duas gelotecas em praças da comunidade Sossego do Imbé, situada no entorno do PED, em Campos dos Goytacazes. Depois de 30 dias, serão transferidas para outras comunidades.

A iniciativa é inovadora em Unidades de Conservação do Estado e visa disseminar o conhecimento entre as comunidades através da leitura, além de atrair as pessoas para conhecer o PED, segundo o chefe da unidade, Carlos Dário de Castro.

– Não há necessidade de cadastro para obter o empréstimo e o projeto não estabelece prazos para a devolução. Além disso, as pessoas podem fazer doações – explicou.

Criado em abril de 1970, o PED é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e tem uma área de aproximadamente 21.444 mil hectares, em partes dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A unidade protege áreas de Mata Atlântica e espécies nativas da fauna e da flora, algumas em risco de extinção. É um polo de ecoturismo da região, com várias trilhas e áreas de montanhismo e escalada.