Notícias |14.10.2019

Governo do Estado do Rio de Janeiro retoma o Programa Limpa Rio Com investimento de R$ 43,5 milhões, o programa beneficia rios de todo o estado

O governador Wilson Witzel e a secretária de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, retomaram, nesta segunda-feira (14), o Programa Limpa Rio em todo o estado. Executado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ligado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), o programa promove serviços de manutenção e limpeza de leitos e margens de rios e canais. Ao todo, o investimento será de R$ 43,5 milhões.

As intervenções começam pela Região Serrana, marcada pelas históricas chuvas de 2011. Com objetivo de prevenir inundações, Teresópolis é o primeiro município contemplado. Os rios Príncipe, Paquequer e o Córrego Imbuí receberão serviços de desassoreamento e requalificação das margens. Os serviços no Rio Paquequer começam hoje.

“São quase 100 km de curso de água que iremos recuperar para evitar enchentes e tragédias, como as de 2011. O Programa Limpa Rio é importante, porque são mais de 40 milhões de investimento, que devem ser destinados à área ambiental. Portanto, é fundamental para as cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo”, destacou o governador Wilson Witzel.

Na Região Serrana, além dos rios de Teresópolis, Piabanha e Quitandinha, em Petrópolis; e o Córrego Dantas, em Nova Friburgo, serão beneficiados com os serviços, que representam R$ 4,4 milhões do programa para as localidades. A estimativa é de que a população beneficiada diretamente seja de cerca de 300 mil pessoas.

Ao lado do prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen; do subsecretário Executivo da Seas, Mauro Farias, e de demais autoridades, a secretária de estado Ana Lúcia Santoro destacou os esforços da Seas e do Inea para retomar os serviços de manutenção de rios e canais, em todo o estado.

“As intervenções desse programa previnem a proliferação de vetores e riscos de inundações, no entanto, ao assumir a secretaria, no início desse ano, encontramos o programa sem contrato vigente e com as atividades suspensas. Hoje, por determinação do governador, o retomamos. Agora, sobre um novo formato, para que volte a atender a população e pra que seja ainda mais efetivo nos investimentos em todo o estado”, ressaltou Santoro.

Cheque verde para Teresópolis

Durante a solenidade, a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade entregou mais um cheque verde. Desta vez, os investimentos são destinados para o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Por meio do Fundo da Mata Atlântica, serão destinados mais de R$ 430 mil para melhorias na unidade de conservação.

“O cheque verde vai transformar nossa unidade de conservação Montanhas de Teresópolis. Este é o maior parque municipal do Brasil. A unidade de conservação tem um verdadeiro playgroud para a prática de montanhismo”, agradeceu o prefeito Vinicius Claussen.