Notícias |24.11.2020

Guarda-parques do Parque Estadual da Lagoa do Açu encontram dezenas de cactos ameaçados de extinçãoQuantidade de exemplares da espécie símbolo da unidade de conservação surpreendeu a equipe

Na última semana, guarda-parques do Parque Estadual da Lagoa do Açu encontraram mais de 30 cactos Coroa-de-frade (Melocatus violaceus) na zona de amortecimento da unidade de conservação. A espécie vegetal endêmica do Brasil – ou seja, ocorre apenas em território nacional – é símbolo do parque e está ameaçada de extinção.

Os guarda-parques ficaram surpresos ao se depararem com esta quantidade expressiva de cactos, pois na semana anterior, durante monitoramento da unidade de conservação, encontraram poucos exemplares. “Nossa equipe realiza monitoramento frequente na região e nunca encontramos esta quantidade de cactos Coroa-de-frade. Trata-se de uma espécie rara, muito procurada para paisagismo e retirada da natureza constantemente, o que reforça a necessidade de preservar as restingas do Parque Estadual da Lagoa do Açu e seu entorno”, explica o gestor da unidade de conservação, Heron Costa.

A ameaça de extinção do cacto Coroa-de-frade se deve pela perda de habitat de restinga, causada pela remoção da vegetação para desenvolvimento imobiliário, pelo cultivo de lavouras, pela criação de gado e pela coleta ilegal para paisagismo. “Além disso, a fase vegetativa da espécie – que abrange desde a germinação e até o amadurecimento do cacto – dura, no mínimo, uma década, até começar a produzir frutos, o que a deixa ainda mais vulnerável”, acrescenta o guarda-parque Pedro Caetano, que realizou a vistoria.

Sobre o parque

A vegetação na área costeira dos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, onde se localiza o Parque Estadual da Lagoa do Açu, constitui a segunda área de restinga mais ameaçada do país. O cacto Coroa-de-frade, espécie que ocorre apenas nas restingas brasileiras, é o símbolo do parque e da missão da unidade de conservação em preservar e conservar parte relevante da biodiversidade fluminense.

Com 8.251 hectares, o Parque Estadual da Lagoa do Açu está aberto à visitação de segunda a domingo, das 8h às 17h. Saiba mais sobre os atrativos do parque em: http://parquesestaduais.inea.rj.gov.br/inea/pelag_s.php