I Encontro Científico PEC & APAMAN

Nos dias 01 e 02 de dezembro de 2021 foi realizado o I Encontro Científico Parque Estadual Cunhambebe & Área de Proteção Ambiental Estadual de Mangaratiba, de forma virtual.

As Unidades de Conservação tem por objetivo principal proteger os componentes bióticos no próprio local e conservar a variedade dos ecossistemas, das espécies e dos genes, além das interações biológicas e os processos climáticos naturais e evolutivos imprescindíveis à vida. O Parque Estadual Cunhambebe com área de 38.053 abrangendo os municípios de Rio Claro, Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí tem esta missão, buscando assegurar a preservação de remanescentes da Mata Atlântica sul fluminense da Serra do Mar, permitindo a conectividade com o Parque Nacional da Bocaina e a Reserva Biológica do Tinguá. Já a APA Mangaratiba além de proteger remanescentes da Mata Atlântica do município com o mesmo nome, e também áreas de preservação permanente como o manguezal de Itacuruçá, parte da Restinga de Marambaia e algumas ilhas oceânicas, além de importante patrimônio histórico cultural do período imperial. A gestão deste espaços protegidos é complexa e demanda vários processos e recursos, e é neste contexto, que a Ciência tem papel significativo, colaborando com a gestão e diversos atores, com ações e estudos que permitem fazer cumprir satisfatoriamente a função para a qual foram criadas estas áreas protegidas.

O encontro está sendo organizado pelo Conselho Consultivo do Parque Estadual Cunhambebe e da Área de Proteção Ambiental Estadual de Mangaratiba, com apoio do Núcleo de Pesquisa do Inea e da Gerência de unidades de conservação. O evento contará com palestras e mesas redondas com temas como biodiversidade marinha e terrestre, governança e conflitos sócio ambientais, turismo sustentável, gestão ambiental, da biodiversidade e políticas públicas.

Queremos te convidar para conhecer os trabalhos e pesquisas científicas desenvolvidas nestas duas importantes unidades de conservação estaduais do sul fluminense, o Parque Estadual Cunhambebe e a Área de Proteção Ambiental Estadual de Mangaratiba, esperando que amanhã, você venha a ser mais um colaborador.

O I Encontro Científico Parque Estadual Cunhambebe & Área de Proteção Ambiental Estadual de Mangaratiba foi transmitido pelo canal do YouTube do Inea e pode ser acessado nos links abaixo:

Dia 01/12: https://youtu.be/MU_yq5nd3GI

Dia 02/12: https://youtu.be/DU-JjTWP4PQ

Em breve iremos disponibilizar os anais do evento na página de encontros científicos do Inea.

Se você assistiu ao evento e assinou a lista de presença, em breve receberá seu certificado de participação.

Dúvidas, entrar em contato por e-mail:  encontrocientificopecapaman@gmail.com

Este encontro foi organizado pelo Grupo de Trabalho do Conselho Consultivo do PEC e APAMAN, com apoio do Núcleo de Pesquisa/Inea.