Notícias |23.04.2019

Inea atua no controle do incêndio do Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oesteO órgão ambiental estadual verifica nesta manhã se não há novos focos de chama na mata

O Instituto Estadual do Ambiente atuou nesta segunda-feira, 22, durante todo o dia, no controle do incêndio no Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste da cidade. A equipe de guarda-parques da área foi a primeira a chegar ao núcleo Piraquara, sub-bairro de Realengo, e atuar no combate ao fogo, que possivelmente teria sido causado por um balão.

Nesta terça-feira (23), as equipes do Inea verificam a extensão da área afetada e se não há mais focos de incêndio na mata. O Corpo de Bombeiros realizou sobrevoo na manhã de hoje com drone e não encontrou focos de chamas. Os guarda-parques seguem com a verificação por terra.

Ao todo cerca de 20 guarda-parques atuaram, desde às 6h de ontem no combate ao fogo na floresta e, por volta das 19h, as chamas estavam controladas. O trabalho foi realizado pelos núcleos de Guaratiba, Pau da Fome e Camorim. Os técnicos do Inea utilizaram abafadores e bombas de lançamento de espuma, chamadas de bombas costal, que utilizam material específico para combate de incêndio em mata, mais eficiente que a água.

Em áreas mais distantes e de difícil acesso foi solicitado reforço do Corpo de Bombeiros para combater o fogo com a ajuda de um helicóptero.

O Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste do Rio, abriga a maior floresta urbana do mundo. Os núcleos Piraquara, Pau da Fome, Quilombolas e Camorim compõem a unidade de conservação.