Notícias |14.01.2022

Inea celebra 13 anos de políticas ambientais no território fluminenseÓrgão surgiu a partir da fusão entre as antigas Feema, Serla e IEF

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), comemorou, nesta quarta-feira (12/1), 13 anos de existência e excelência em políticas públicas ambientais no Estado do Rio de Janeiro. O Inea atua em território fluminense sob um regime autárquico especial, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Instalado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em 12 de Janeiro de 2009, por meio do Decreto nº 41.628, o Inea surgiu a partir da fusão de três órgãos: a Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema), a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF). 

“Temos muito orgulho do Inea e de toda a sua história. É um órgão estratégico na agenda do desenvolvimento do Rio de Janeiro, estado de vanguarda referência nacional nas políticas públicas ambientais”, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

O órgão tem a missão de proteger, conservar e recuperar o patrimônio ambiental do Estado do Rio de Janeiro, sendo um órgão gestor ambiental de referência e exercendo um papel estratégico no desenvolvimento sustentável fluminense. Compete ao Inea executar as políticas estaduais de meio ambiente, recursos hídricos e recursos florestais adotadas pelos poderes Executivo e Legislativo Fluminenses.

“Ao longo destes treze anos, a história do Inea foi enriquecida pelo alto nível do corpo técnico e funcional aqui presente. É um órgão marcado pela sua integridade, efetividade, transparência e respeito à sociedade fluminense e à ciência”, comenta o presidente do instituto, Philipe Campello.