Notícias |03.07.2020

Inea combate desmatamento e construções irregulares em áreas protegidas de Macaé e de Casimiro de Abreu

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional de Macaé e das Ostras, realizou, na quinta-feira (2/7), operações para combater crimes ambientais em áreas protegidas dos municípios de Macaé e de Casimiro de Abreu. As ações contaram com o apoio da polícia civil e das prefeituras locais e foram deflagradas a partir de denúncias.

Em Macaé, a equipe percorreu o bairro Vale Encantado onde flagrou desmatamento praticado por uma empresa em área de aproximadamente mil metros quadrados. O trecho está localizado em Área de Proteção Permanente (APP) de um lago. A empresa teve a atividade suspensa, e os responsáveis foram intimados a comparecer à 123ª Delegacia de Polícia (Macaé) para prestar esclarecimentos.

Em Casimiro de Abreu, na localidade de Córrego da Luz, os técnicos e os agentes encontraram supressão de vegetação, captação irregular de água e uma construção irregular em área protegida. Como o responsável não se encontrava no local, foi afixada notificação informando acerca da irregularidade, solicitando ao proprietário o comparecimento ao Inea ou à Secretaria de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu para apresentar as justificativas.

As operações terão continuidade na região e, em caso de flagrantes de ilegalidades ambientais, serão adotadas as medidas cabíveis.