Notícias |10.12.2019

Inea comemora 40 anos dos Laboratórios do órgão ambientalExcelência nas análises e elevada qualidade técnica da equipe marcam a trajetória do complexo

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, comemorou nesta terça-feira (10/12) os 40 anos do Complexo de Laboratórios do órgão, localizado no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade do Rio.

Com o selo de qualidade de acordo com a ISO 17025:2017, norma reconhecida mundialmente e que atesta a precisão e confiabilidade de seus resultados, o complexo realiza cerca de 42 mil análises por ano, atendendo aos projetos desenvolvidos pelos vários setores do órgão ambiental.

Além de homenagear a equipe, o presidente do Inea, Carlos Henrique Vaz, destacou o nível de excelência dos laboratórios na análise de diversas matrizes ambientais, de água e efluentes industriais e domésticos, solo, sedimentos, material biológico e resíduos. “O desafio é meu de tentar melhorar o que já fizeram e de colaborar com o que foi construído até aqui. Esse laboratório é excelente e tem tudo para ser referência, mais do que já é. Alcançar a ISO 17025 é muito difícil e é algo que precisamos manter. Estou aqui do lado de vocês, ombro a ombro”, afirmou Vaz.

Já o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, Helio Vanderlei, enfatizou o alto nível do corpo técnico da equipe, a responsabilidade do instituto no monitoramento da qualidade ambiental e o potencial do complexo para tornar o instituto modelo nacional em análises e pesquisas. “Somos uma instituição do estado que precisamos da resultados para a sociedade, que quer viver num meio ambiente sustentável. Somos nós que vamos analisar a qualidade do ar, água do solo e vamos dizer que esse estado está em boas mãos”, ressaltou o gestor.

A comemoração ainda foi oportunidade para o Inea homenagear Jorge Ney Carvalho de Almeida, Marta Regina Miraldes Bulus e Hugo Fortini, que fizeram parte da implantação e da trajetória dos Laboratórios, implantados pela extinta Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) em 21 de dezembro de 1979.

Além do presidente Vaz e toda a equipe, estiveram presentes à comemoração o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, Helio Vanderlei, o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Marcelo Morel, o diretor de Recuperação Ambiental, Armando Costa Júnior, o gerente dos Laboratórios, Fernando Corvino, e o subcomandante do 31º do Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Edilson Pessanha.