Notícias |25.11.2022

Inea desmobiliza ação de caçadores em TeresópolisAção de criminosos em unidade de conservação da natureza continuam sendo investigadas

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou, por meio da equipe de fiscalização do Parque Estadual dos Três Picos, operação para desmobilizar ação de caçadores na região do núcleo Jacarandá, do parque, em Teresópolis.

O rancho foi encontrado na quinta-feira (17/11) durante uma inspeção de rotina pelo local e os agentes recolheram equipamentos de acampamento e rádios, além de resíduos que estavam contribuindo para a degradação ambiental.

“A equipe do parque tem intensificado as fiscalizações em dias estratégicos para mitigar e desmobilizar ações como essas. A caça ilegal prejudica o equilíbrio ecossistêmico e é extremamente necessário impedir essa prática”, afirma o gestor do Parque Estadual dos Três Picos, Alexandre Donato.

Sobre o parque

Com área aproximada de 65.133 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente e abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo, dois núcleos em Teresópolis (núcleo Jacarandá e o Vale da Revolta), e um núcleo operacional em Guapimirim, Núcleo Paraíso.

Dentro dos limites dessa UC encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade do Estado do Rio, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 100 m até os 2.366 metros do Pico Maior. O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.