Notícias |10.11.2021

Inea e PUC desenvolvem pesquisa conjunta sobre unidade de conservaçãoObjetivo foi identificar as visões e necessidades dos frequentadores do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) por meio do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela (REVISEST) desenvolveu, nos últimos meses, pesquisa em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) sobre a visão da comunidade local e frequentadores a respeito da unidade de conservação. O objetivo foi verificar o conhecimento dos moradores e dos visitantes a respeito do local e da parte histórica envolvendo o Caminho de Ouro, além de se buscar o padrão de visitação com maiores detalhes de trilhas mais acessadas.

A iniciativa conjunta foi realizada com o Laboratório de Biogeografia e Ecologia Histórica (LaBEH) da PUC por meio de um formulário online dividido em três blocos. A ação aproximou as relações dos integrantes do laboratório com a equipe de educação ambiental do refúgio e traçou novas ações efetivas na unidade de conservação, escutando o público que frequenta ou mora no entorno.

“O Inea, além de executar parcerias científicas, incentiva que suas unidades de conservação também invistam na produção de conhecimento e desenvolvam pesquisas tão importantes como esta”, afirma o presidente do instituto, Philipe Campello.

De modo geral, o público demonstrou interesse sobre a história, a fauna, a flora, os aspectos geomorfológicos e geológicos, os recursos hídricos da região e as práticas religiosas identificadas no local. A pesquisa identificou, também, uma preferência dos visitantes por obter essas informações por meio das redes sociais e das placas interpretativas ao longo das trilhas no refúgio.

“Os resultados revelaram principalmente como e quais informações os frequentadores do REVISEST gostariam de receber de nós. Isso nos ajudará a formular as próximas ações considerando a realidade do local, as demandas da sociedade e também identificando os possíveis pontos de melhorias”, explica a gestora da unidade de conservação, Taís Maia.

As informações obtidas foram também apresentadas para os conselheiros que compõem as Câmaras Temáticas da unidade de conservação, a fim de se alinhar as futuras ações de cada área com os dados obtidos por meio do formulário. O trabalho foi idealizado e iniciado pelo antigo gestor do REVISEST, Eduardo Pinheiro, e acompanhado pelas voluntárias e grandes parceiras do refúgio, a bióloga Raquel Mattos e a estudante de Engenharia Ambiental Beatriz Bianchi.

Sobre a unidade de conservação

O Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela, localizado na Região Serrana do Rio, é uma das unidades de conservação mais recentes criadas no Estado do Rio de Janeiro e responsável por formar um corredor ecológico entre duas grandes unidades de conservação federais: a Reserva Biológica do Tinguá e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O refúgio abrange parte dos municípios de Petrópolis, Magé e Duque de Caxias.